Proposta prevê apoio ao empreendedorismo feminino, promoção da igualdade de gênero e ampliação das políticas públicas para mulheres no estado
Publicado em 28/3/2019 - 00:00 Atualizado em 13/7/2020 - 08:33
Fortaleza (CE) – Projeto do deputado estadual David Durand (PRB-CE), em tramitação na Assembleia Legislativa do Ceará, cria politicas de empoderamento para as mulheres no estado por meio de ações conjunta entre as diversas esferas públicas e a sociedade civil.
Pela proposta, o estado deve instituir 8 de março como o Dia do Empoderamento da Mulher, data em que também é comemorado o Dia Internacional da Mulher. “É preciso reconhecer a importância da mulher na sociedade, e também garantir a independência, respeito e valorização dos direitos assegurados às pessoas”, ressalta David Durand no projeto.
Segundo o parlamentar, é incontestável que, ainda hoje, as mulheres sofram discriminação no mercado de trabalho, e, em muitas relações sociais. “A diferença de salários, a tímida participação da mulher na política e a pouca ocupação feminina em cargos de lideranças, são exemplos dessa discriminação”, lamenta o parlamentar.
Dentre as diretrizes gerais da política defendidas pelo projeto, estão o reconhecimento de sua participação como direito da pessoa; adoção de estratégias de articulação com órgãos e entidades públicos e privados, e com organismos nacionais e estrangeiros para a implantação desta política; ampliação das alternativas de inserção econômica da mulher, proporcionando qualificação profissional e incorporação no mercado de trabalho; incentivo à participação efetiva da mulher na política e ao desporto e paradesporto em competições nacionais e internacionais; entre outras.
Texto: Agência PRB Nacional, com informações e fotos da Ascom – deputado estadual David Durand