Dra. Cristiane Bacelar (PRB) quer que as pessoas com deficiência auditiva tenham um atendimento mais igualitário nas unidades de saúde da cidade baiana
Publicado em 9/8/2019 - 00:00
Atualizado em 29/6/2020 - 18:13
Camaçari (BA) – A vereadora Dra. Cristiane Bacelar (PRB) quer que as pessoas com deficiência auditiva tenham um atendimento mais igualitário nas unidades de saúde da cidade baiana. Para isso, a republicana apresentou, no dia 1º de agosto, uma indicação que prevê a oferta de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na rede pública de saúde de Camaçari.
“O cidadão que tem deficiência auditiva e que chega nas unidades de saúde com sintomas, reações e emoções, precisam se expressar até mesmo para que profissional de saúde identifique o que ele está sentindo de fato. Então, avaliamos a importância de termos, dentro de cada unidade, um profissional de Libras para poder auxiliar nessa comunicação do paciente com o profissional”, explicou a republicana.
A matéria foi aprovada por unanimidade e segue agora para análise do Executivo. A Lei de Libras, regulamentada em 2002, trata dos aspectos relativos à inclusão dessa linguagem em vários locais. Nos cursos superiores, na formação de professores para seu ensino e também na atuação do Serviço Único de Saúde (SUS).
Texto: Gabbriela Veras / Ascom – PRB Mulher Nacional
Foto: Ascom – vereadora Dra. Cristiane Bacelar