Vereadora quer intérpretes de Libras em unidades de saúde de Camaçari

Dra. Cristiane Bacelar (PRB) quer que as pessoas com deficiência auditiva tenham um atendimento mais igualitário nas unidades de saúde da cidade baiana

Publicado em 09/08/2019 - 00:00

Camaçari (BA) – A vereadora Dra. Cristiane Bacelar (PRB) quer que as pessoas com deficiência auditiva tenham um atendimento mais igualitário nas unidades de saúde da cidade baiana. Para isso, a republicana apresentou, no dia 1º de agosto, uma indicação que prevê a oferta de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na rede pública de saúde de Camaçari.

“O cidadão que tem deficiência auditiva e que chega nas unidades de saúde com sintomas, reações e emoções, precisam se expressar até mesmo para que profissional de saúde identifique o que ele está sentindo de fato. Então, avaliamos a importância de termos, dentro de cada unidade, um profissional de Libras para poder auxiliar nessa comunicação do paciente com o profissional”, explicou a republicana.

A matéria foi aprovada por unanimidade e segue agora para análise do Executivo. A Lei de Libras, regulamentada em 2002, trata dos aspectos relativos à inclusão dessa linguagem em vários locais. Nos cursos superiores, na formação de professores para seu ensino e também na atuação do Serviço Único de Saúde (SUS).

Texto: Gabbriela Veras / Ascom – PRB Mulher Nacional
Foto: Ascom – vereadora Dra. Cristiane Bacelar

Reportar Erro