Aprovado pela Assembleia Legislativa, projeto de Jurailton Santos institui o 22 de dezembro como Dia Estadual da Marisqueira
Publicado em 19/12/2019 - 00:00
Atualizado em 19/6/2020 - 09:12
Salvador (BA) – Por reconhecer o relevante trabalho e a árdua rotina das marisqueiras, que tiram dos manguezais o sustento de suas famílias, praticando assim, um ofício passado de geração em geração, o deputado Jurailton Santos (Republicanos-BA) celebra a aprovação do Projeto de Lei n° 23.612/2019, que institui o 22 de dezembro como Dia Estadual da Marisqueira.
Atuante e defensor da pesca artesanal – uma das causas de seu mandato – o parlamentar, que é filho e neto de marisqueiras, também é nativo da Ilha de Vera Cruz, e vivenciou de perto o trabalho desenvolvido por estes trabalhadores, que sob sol ou chuva, percorrem distâncias nos litorais do estado, objetivando buscar a subsistência da família.
“Este projeto foi escrito por um neto de marisqueira da ilha de Vera Cruz e com muito orgulho. O PL expressa o reconhecimento para o trabalho dessas pessoas de fibra que exercem essa atividade centenária. É com muita alegria que celebro esse dia que entrará memoravelmente no calendário do estado da Bahia”, comemorou o deputado.
O dia, a ser comemorado anualmente em 22 de dezembro, busca fortalecer, apoiar e incentivar os homens e mulheres de vida simples, de sorriso fácil, que proporcionam alternativas saudáveis de alimentação, muito apreciada no Estado da Bahia.
Texto e foto: Ascom – deputado estadual Jurailton Santos
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)