Nova estrutura presta homenagem em memória às vítimas do desabamento da ponte ocorrido há um ano
Publicado em 22/12/2025 - 14:41
Aguiarnópolis (TO) – O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), inaugurou nesta segunda-feira (22), a nova Ponte JK, em Aguiarnópolis, no extremo norte do estado. A inauguração da ponte, sob responsabilidade do governo federal, é uma via essencial para a ligação entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), e seu restabelecimento completa o conjunto de medidas que visam normalizar a circulação na região após o desabamento da estrutura anterior.
Junto com a nova ponte, também foi inaugurado o novo Posto Fiscal, com estrutura tem 863,57 m² de área construída e um amplo pátio de manobras de 11.154 m², o local passa a se chamar Posto Fiscal Salmon Alves Santos, em homenagem às vítimas do desabamento da ponte que completa um ano da tragédia hoje. A nova instalação do posto representa um avanço significativo na fiscalização e no controle do trânsito de mercadorias na BR-226, uma das principais ligações logísticas entre Tocantins e Maranhão. A reestruturação do posto vem acompanhada da retomada de atividades fiscais que estavam sendo executadas de forma improvisada desde o acidente com a ponte, em 2024.

Homenagem e fortalecimento da fiscalização
Durante a cerimônia, o governador destacou a importância estratégica da unidade para a economia estadual e prestou tributo às vítimas do trágico desabamento. “Estamos entregando um posto moderno e estratégico, que assegura mais eficiência no controle do trânsito de mercadorias, agilidade no atendimento aos contribuintes e maior segurança para a arrecadação do estado. Também prestamos uma homenagem respeitosa às famílias que perderam entes queridos, numa tragédia que impactou profundamente esta região”, afirmou Wanderlei Barbosa.
Infraestrutura e serviços
O posto fiscal de Aguiarnópolis, situado na principal divisa com o Maranhão, presta serviços como verificação de documentos fiscais, conferência de notas fiscais eletrônicas (NF-e), cobrança de tributos como o ICMS, lavratura de autos de infração e orientação a contribuintes e transportadores. A estrutura também oferece suporte no combate à sonegação fiscal, contribuindo para a arrecadação pública e o equilíbrio da concorrência.
Segundo o auditor fiscal e supervisor da unidade, Ernandes Almeida da Silva, a nova estrutura representa um salto de qualidade nos serviços prestados. “Antes, funcionávamos com uma estrutura improvisada, o que dificultava nosso trabalho e redirecionava o fluxo para outros postos. Agora, com a inauguração, retomamos a normalidade e oferecemos melhores condições para servidores, caminhoneiros e para a população”, explicou.
Texto: Com informações do Governo do Tocantins
Fotos: Ascom Governo do Tocantins








