Senado avança com projeto que garante capacitação contínua de policiais penais com recursos do Funpen

Proposta fortalece o sistema penitenciário e reduzir reincidência criminal no país

Publicado em 11/11/2025 - 17:19 Atualizado em 13/11/2025 - 10:33

Brasília (DF) – A Comissão de Segurança Pública do Senado aprovou nesta terça-feira (11) o Projeto de Lei Complementar 128/2022, que prevê a utilização permanente de recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) para a capacitação continuada de policiais penais e demais servidores do sistema penitenciário brasileiro. A proposta agora segue para análise da Comissão de Assuntos Econômicos da Casa.

O texto, que recebeu parecer favorável do relator, Hamilton Mourão (Republicanos-RS), aprovado aprovado na forma como veio da Câmara dos Deputados, com autoria do deputado e presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira (Republicanos-SP).

Para Mourão, a medida representa um passo importante rumo à profissionalização do sistema carcerário e à redução da reincidência criminal no país. “O projeto contribui para a redução da reincidência criminal, ao favorecer uma execução penal mais segura e eficiente. O sistema prisional é um dos pontos fracos que nós temos”, afirmou.

Educação contínua e moderna

O projeto estabelece que a capacitação profissional se torne uma política permanente dentro do sistema prisional, com previsão de atualizações frequentes para incorporar inovações tecnológicas e novas metodologias de segurança. A medida visa transformar a atual lógica de formações pontuais e esporádicas em um modelo estruturado e contínuo.

Segundo o texto, a prioridade será dada às instituições públicas de ensino para oferecer os cursos e treinamentos. No entanto, também será permitido o estabelecimento de parcerias com instituições privadas, desde que atendam aos critérios estabelecidos.

Recursos garantidos pelo Funpen

Criado pela Lei Complementar 79/1994, o Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) financia ações de melhoria do sistema prisional, como construção de unidades, compra de equipamentos e programas de reintegração social. A nova proposta amplia esse escopo ao incluir de forma definitiva os programas de capacitação como parte das ações financiáveis.

Em 2024, segundo dados do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (Siop), R$ 208 milhões foram efetivamente pagos por meio do Funpen — recursos que agora poderão ser direcionados com mais previsibilidade para qualificação dos profissionais que atuam no sistema carcerário.

Texto: Com informações da Agência Senado
Foto:  Edilson Rodrigues/Agência Senado

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend