Com exemplo de gestão e de desenvolvimento, capital capixaba assumiu o 1° lugar do ranking que avaliou 100 cidades brasileiras
Publicado em 24/9/2025 - 11:31

Brasília (DF) – A cidade de Vitória (ES) foi eleita a cidade mais inteligente do Brasil. A capital capixaba desbancou Florianópolis (SC) e conquistou o primeiro lugar do ranking Connected Smart Cities pela primeira vez desde que o estudo foi criado. O anúncio foi feito na abertura do evento Cidade Connected Smart Cities (CSC), realizado em São Paulo (SP).
A edição de 2025 trouxe como inovação a análise de todos os mais de 5 mil municípios do país, com base em 75 indicadores distribuídos em 13 áreas temáticas e elegeu as 100 cidades mais inteligentes do país.
O estudo, elaborado pela Plataforma Connected Smart Cities em parceria com a SPin – Soluções Públicas Inteligentes e a Scipopulis, destacou Vitória pelo avanço na modernização dos serviços urbanos e investimentos em governança digital. A cidade se sobressaiu na digitalização de processos, monitoramento de infraestrutura e iniciativas sustentáveis, o que resultou na melhoria da qualidade de vida da população. “A partir de agora, os olhos dos empreendedores e dos investidores do Brasil e do mundo se voltam pra nossa capital. Teremos novos investimentos, novas oportunidades de emprego, de qualificação e renda pro nosso povo. Agradeço ao povo capixaba pela confiança! Passamos por momentos difíceis num passado recente, mas hoje, moramos na cidade mais inteligente do Brasil! Esse título é histórico! Nós desbancamos os gigantes”, afirmou o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), que celebrou o resultado que coloca Vitória à frente de capitais como Florianópolis (2º), São Paulo (4º) e Curitiba (5º).
Vitória também ocupa o primeiro lugar na Região Sudeste, à frente de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. “É um marco que reafirma nosso compromisso com uma gestão moderna e sustentável. Isso vai contribuir para a melhoria de vida”, completou o prefeito.

Mais destaques
Além do ranking geral, o estudo apontou outros municípios com desempenho de excelência em outros assuntos. Governadas pelo Republicanos, as cidades de Santana de Parnaíba (SP), com o prefeito Elvis César (Republicanos), com melhor desempenho em educação; e de Barretos (SP), com Odair Silva (Republicanos), referência em saúde, agricultura e segurança alimentar; também são destaques. No ranking geral, Santana de Parnaíba ocupa o 11º lugar. Já Barretos, é o 33º do levantamento.
Outras cidades também geridas pelo Republicanos estão bem classificadas entre os 15 primeiros do ranking. Barueri (SP), do prefeito Beto Piteri (Republicanos), está em 7º lugar; Santos (SP), do prefeito Rogério Santos (Republicanos), vem logo atrás em 8º; Sorocaba (SP), do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), é o 12º; e Campinas, com Dário Saadi (Republicanos), é o 13º.
Connected Smart Cities 2025
A edição 2025 do Cidade CSC reuniu mais de 8 mil participantes e representantes do setor público, privado, terceiro setor e pesquisadores. Foram mais de 500 palestrantes, 120 expositores e 17 palcos para debates e exposições. O evento concentrou discussões sobre cidades inteligentes, mobilidade urbana, transporte aéreo e soluções govtech.
A adoção da plataforma Plancity, da Scipopulis, para acesso interativo aos dados do ranking, foi outro diferencial. A ferramenta permite que gestores municipais utilizem as informações estrategicamente, facilitando a criação de políticas públicas mais eficazes rumo a cidades mais sustentáveis, resilientes e inovadoras até 2034.
Veja também:
Gestão de Lorenzo Pazolini transforma Vitória com equilíbrio fiscal e qualidade de vida
Vitória, Campinas e Barueri são destaques no Ranking de Competitividade 2025
Vitória conquista 2º lugar nacional em alfabetização infantil
Texto: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)
Fotos: cedidas





