Proposta amplia o benefício social e garante benefício aos aposentados de baixa renda em todo o país
Publicado em 22/9/2025 - 10:54
Brasília (DF) – O deputado federal Ossesio Silva (Republicanos-PE) apresentou emenda à Medida Provisória 1313 para incluir no programa Auxílio Gás do Povo, pessoas idosas aposentadas pelo INSS que recebem até um salário mínimo mensal. Atualmente, o benefício é destinado a famílias com renda per capita de até meio salário mínimo, deixando de fora muitos idosos em situação vulnerável.
O parlamentar destacou que essa injustiça precisa ser corrigida, já que muitos aposentados têm dificuldades para pagar o gás de cozinha, mesmo recebendo um salário mínimo. “Essas pessoas são frequentemente responsáveis pelo sustento da casa e enfrentam dificuldades diante da alta do preço do gás”, afirmou.
O programa Gás do Povo, que substitui o Auxílio Gás, atende cerca de 15,5 milhões de famílias em vulnerabilidade social. A proposta de emenda visa ampliar o acesso ao benefício para garantir segurança alimentar e justa distribuição de recursos, especialmente para os idosos em situação de vulnerabilidade econômica.
A medida aguarda tramitação no Congresso Nacional, com expectativa de apoio para a ampliação do programa e fortalecimento das políticas públicas de assistência social.
Texto: Ascom deputado federal Ossesio Silva
Foto: Júlio Dutra






