Em quase todo o evento, as mulheres mostraram sua força dentro do partido, mostrando, os avanços que tiveram ao longo dos anos
Publicado em 28/8/2025 - 16:35

Brasília (DF) – Durante o evento em comemoração aos 20 anos do Republicanos na última segunda-feira (25), uma coisa chamou a atenção: a forma como as mulheres são protagonistas do partido, fazendo valer mais uma vez a máxima de que a agremiação partidária realmente defende e apoia incondicionalmente a presença feminina nos espaços de poder. Mulheres de todo o Brasil marcaram presença, prestigiando um momento único no Republicanos.
O dia foi inteiro de comemorações, que se deu desde o lançamento da exposição e da Sessão solene na Câmara dos Deputados, até à noite de celebrações no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Sessão solene
Durante a sessão que homenageou os 20 anos do Republicanos, a deputada federal Maria Rosas (Republicanos-SP) foi uma das componentes da mesa, representando a bancada feminina na Casa. Ao falar, a parlamentar engrandeceu o trabalho das mulheres, evidenciando a dedicação do em tratar como prioridade as pautas femininas. A procuradora adjunta da mulher na Casa também falou sobre a sigla proporcionar às mulheres a valorização, a capacitação e a oportunidade, para que elas estejam prontas para assumir o papel político e assim ajudar outras mulheres. Na oportunidade, a republicana prestou homenagem a chefe de gabinete do Republicanos na Câmara, Tiana Maria, que atua há 14 anos nos trabalhos.

Maria Rosas, também homenageou e chamou à tribuna toda a bancada feminina, para junto com ela representar as mulheres brasileiras. “Foi uma imensa alegria participar das comemorações dos 20 anos do Republicanos, representando as mulheres e dividindo esse espaço com a nossa bancada feminina. Fiz questão de chamá-las para estar ao meu lado, porque acredito que cada conquista nossa deve ser celebrada coletivamente. Esse momento simboliza a força, a união e o protagonismo feminino na política”, afirmou.
Grande festa
Já na cerimônia realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, as mulheres deram continuidade ao destaque merecido. No início do evento, um momento de homenagens chamou ao palco Marília Carvalho e Mônica Santana que foram as primeiras filiadas do partido. As duas receberam a homenagem diretamente das mãos do presidente nacional do Republicanos, deputado federal federal Marcos Pereira (SP), e de sua esposa, Margareth Pereira. “Fiquei muito feliz com a homenagem. Esse momento foi um marco importante, porque relembrou a trajetória do partido desde o seu início até os dias atuais, o qual também fiz parte”, relembrou Marília.
Já a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro e deputada federal licenciada Rosangela Gomes (Republicanos-RJ), também foi uma grande personagem da noite, quando recebeu duas homenagens. Uma, em prol do destaque que possui na sigla, na construção de uma história de referência, enquanto mulher e negra; e outra por ter participado da criação do partido. “Gratidão me resume por todo reconhecimento e confiança. Vejo que desde sempre o Republicanos dá sua devida relevância ao público feminino. Não é à toa que em cada um de seus diversos departamentos, ele tem mulheres à frente dos trabalhos, Tiana na liderança da Câmara, Helen na Arco, Renata na FRB. Cada republicana tem sua importância e são extremamente relevantes na construção desse lindo trabalho que só cresce. Por isso, também dedico a todas elas essa homenagem, afirmou a coordenadora do Observatório Nacional de Combate à Violência Política Contra a Mulher. Junto com a Diretora administrativa da Faculdade Republicana, Telma Franco, também foi uma das homenageadas por atuar na construção do partido.
A atual presidente da Fundação Republicana Brasileira (FRB), Renata Sene, também subiu ao palco e registrou sua presença com os três mil presentes na noite de comemoração. A ex-prefeita de Francisco Morato (SP) que vem fazendo um trabalho de excelência no órgão e parabenizou o partido agradecendo a oportunidade. “Nem nos meus maiores sonhos imaginei representar nosso chão moratense em lugares assim, mas o Republicanos me deu essa oportunidade e nós construímos juntos uma história linda. Obrigada Deus. Obrigada, presidente Marcos Pereira e obrigada ao meu amigo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas”, comentou.
Em sua participação na festa do partido, a senadora e secretária nacional do Mulheres Republicanas, Damares Alves (Republicanos-DF), reforçou em números o merecido sucesso das mulheres. Ao lado de outras parlamentares e líderes de diretórios estaduais, ela relembrou o crescimento de mais de 100% das mulheres eleitas na sigla, o que foi fruto de muito trabalho e dedicação por todo o país. “O Republicanos tem mais de 50% de mulheres na sua composição total. Somos formadas, majoritariamente, por mulheres e conseguimos algo muito expressivo: hoje, somos metade dos membros do partido. E isso, para nós, é uma vitória enorme. Se depender desse partido e do empenho dessas parlamentares em poucos anos o Brasil será a melhor nação do mundo para se nascer menina”, finalizou Damares.
Texto: Ascom Observatório Nacional de Combate à Violência Política Contra a Mulher
Fotos: cedidas







