Coordenação temática tem duas grandes campanhas: “Maria da Penha vai à Roça” e “Mulher no Agro, Tome Partido!”
Publicado em 26/8/2025 - 13:31
Brasília (DF) – Durante as celebrações dos 20 anos do Republicanos na segunda-feira, 25 de agosto, foi lançada, oficialmente, a coordenação temática Republicanas do Agro, que nasce com duas grandes campanhas: “Maria da Penha vai à Roça” e “Mulher no Agro, Tome Partido!”. O movimento chega para fortalecer a representatividade feminina no campo, enfrentar a violência doméstica e abrir caminho para que agricultoras e trabalhadoras rurais ingressem na política.
O lançamento, que aconteceu no auditório Petrônio Portela, do Senado Federal, contou com a participação de várias lideranças, como o presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, a senadora e secretária nacional do Mulheres Republicanas, Damares Alves (DF), a ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e secretária-geral executiva do Mulheres Republicanas, Cristiane Britto, e republicanas de todo o país.
Carta para o futuro
O evento reuniu mulheres republicanas de todo o Brasil, que escreveram sonhos, metas, projetando o partido para os próximos 10 anos. A proposta é clara: consolidar o Republicanos como um partido que combate a violência contra a mulher, protege crianças e dá espaço às mulheres em todos os níveis de decisões.
“Queremos um partido que enfrente a violência contra a mulher, que continue cuidando das crianças e que caminhe lado a lado com as mulheres de todo o Brasil. Hoje, demos um passo para o futuro”, afirmou Damares Alves.
Voz às mulheres do campo
Damares destacou que muitas mulheres do agro desejam participar da política, mas encontram espaço apenas em partidos de esquerda com pautas radicais. “Temos muitas mulheres conservadoras no campo. Nosso partido está indo até elas, convidando-as a se filiarem e participarem da vida política, com a força de seus valores e tradições”, disse.
A secretária informou que a coordenação Republicanas do Agro quer mostrar que o protagonismo feminino no campo não se limita ao trabalho na lavoura, mas se estende à gestão pública, à liderança comunitária e à representação parlamentar.
Campanhas de impacto
A campanha “Maria da Penha vai à Roça” foi elaborada com linguagem simples e prática, permitindo que qualquer mulher republicana conduza encontros comunitários. Em cinco etapas, a cartilha aborda os tipos de violência doméstica (física, psicológica, sexual, patrimonial e moral), o ciclo da violência, as medidas protetivas de urgência, a importância da rede de apoio e o protagonismo político e social das mulheres rurais.
O material traz testemunhos reais, reflexões e dinâmicas que ajudam agricultoras a identificar abusos, reconhecer a violência e buscar ajuda. Histórias como a de Dona Maria, que sofreu humilhações e agressões até descobrir seus direitos, e a de Dona Rosinha, que superou o ciclo de violência e hoje é pré-candidata a vereadora, dão força ao movimento.
Já a campanha “Mulher no Agro, Tome Partido!” busca ampliar a presença das mulheres do campo dentro do Republicanos, estimulando a filiação partidária, a formação política e a construção de lideranças femininas no meio rural.
Para Damares, o lançamento da coordenação Republicanas do Agro é mais do que um projeto: é um compromisso histórico. “Hoje foi um dia de festa, de muitas entregas e de esperança. O Republicanos escreve, hoje, uma nova história com as mulheres do campo, que passam a ter voz e espaço na política brasileira”, declarou.
A campanha também contempla a entrega do Kit Legislativo para Proteção das Mulheres do Campo, alinhado à agenda nacional de fortalecimento do protagonismo feminino rural, reforçando o compromisso da sigla em transformar a realidade das agricultoras e trabalhadoras do agro em todo o país.
Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional




