Secretárias estaduais do Mulheres Republicanas traçam estratégias para 2025

Encontro destacou o balanço da gestão 2023-2024, planejamento estratégico e fortalecimento da atuação política das mulheres no país

Publicado em 10/12/2024 - 10:16

Brasília (DF) – A sede nacional do Republicanos, em Brasília (DF), recebeu nessa segunda-feira (09), o encontro das secretárias estaduais do Mulheres Republicanas, em um evento que reuniu lideranças femininas de todo o país. Com foco na troca de experiências, planejamento estratégico e apresentação de resultados na gestão 2023-2024, a reunião foi marcada por debates estratégicos e iniciativas voltadas para o fortalecimento do movimento de Norte a Sul do Brasil.

A abertura ficou por conta da secretária nacional do Mulheres Republicanas, senadora Damares Alves (DF), que deu as boas-vindas às participantes e destacou a relevância de encontros como este para alinhar diretrizes e fortalecer a atuação feminina na política, além da importância do engajamento das mulheres para influenciar a formulação de políticas públicas e propostas voltadas para essa parcela da população. “Nosso movimento não é para preencher tabela. Nossas secretárias podem nortear as discussões no Congresso Nacional, em termos de legislação inerente às mulheres, pessoas em situação de vulnerabilidade e outras pautas. Precisamos esquecer as diferenças partidárias e, como mulheres de direita, esquerda e centro, sermos respeitadas em todos os direitos”, comenta.

Damares também anunciou um grande evento com previsão para março de 2025, em Brasília, reunindo todas as vereadoras, prefeitas e vice-prefeitas republicanas eleitas. Segundo ela, será um encontro histórico, com foco na capacitação e orientação prática de seus respectivos mandatos, de como trabalhar as pautas republicanas defendidas e apresentadas durante a corrida eleitoral. “Serão dois dias de capacitação para as republicanas eleitas. Vamos orientá-las sobre como trabalhar as pautas que defendemos durante a campanha”, destaca Damares, reafirmando o compromisso do Movimento em transformar a atuação política das mulheres em todo o Brasil.

Cristiane Britto, secretária-geral Executiva do Mulheres Republicanas, apresentou um balanço detalhado da gestão 2023-2024. O relatório destacou dados impressionantes, como o aumento de 1.601% no número de novas filiadas, totalizando 284.631 mulheres em novembro de 2024, e o crescimento expressivo de candidaturas femininas. Com um salto de 19,52% em relação a 2020, as eleições de 2024 registraram 11.529 mulheres candidatas, refletindo o fortalecimento do Movimento e suas ações voltadas para o incentivo à participação política feminina. Além disso, os dados demonstraram um avanço significativo nas eleições, com um aumento de 101,29% no número de mulheres eleitas, evidenciando a eficácia das estratégias do Movimento e a crescente representatividade das mulheres nos espaços de poder.

Durante o encontro, também foi abordada a aplicabilidade da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e apresentado um balanço do Observatório Nacional de Combate à Violência Política Contra a Mulher. O Republicanos é o primeiro partido a criar um Observatório Nacional de Combate à Violência Política Contra a Mulher, que atua amparado na Lei 14.192/21, de autoria de Rosangela Gomes, deputada federal licenciada (RJ) e secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro. A republicana é coordenadora do órgão.

Darbilene do Vale, secretária do Mulheres Republicanas Roraima, reforçou a importância do trabalho coletivo do Movimento. “Participar desse encontro foi essencial para ampliarmos nossas perspectivas e fortalecermos nossos estados. Roraima tem se empenhado em criar políticas que transformem a vida das mulheres, e esses momentos são fundamentais para aprimorarmos nossas ações”, comentou. Ela também destacou o desempenho do partido no estado. “Elegemos 14 vereadoras, uma vice-prefeita e uma prefeita, o que reflete o fortalecimento do Mulheres Republicanas e o apoio constante do nosso presidente estadual, senador Mecias de Jesus”, disse.

Tânia Teixeira, secretária do Mulheres Republicanas no Distrito Federal, ressaltou o impacto positivo da troca de experiências entre as lideranças femininas. “Acredito que a atuação conjunta das lideranças estaduais é fundamental e indispensável para o nosso crescimento. Aqui, no Republicanos, essa parceria é muito ativa e eficaz”, afirmou. Ela destacou, ainda, que encontros como este trazem renovação e ferramentas para avanços. “Recebemos apoio, acolhimento e, o mais importante, somos ouvidas. Com isso, temos construído um caminhar vitorioso”, acrescentou.

Novos projetos

Além da apresentação do planejamento estratégico do Mulheres Republicanas para 2025, também foi anunciado o lançamento do novo jingle e de um novo portal, com uma interface moderna e intuitiva, que inclui áreas dedicadas a notícias, agenda de eventos, treinamentos, downloads, legislação específica e o desempenho das mulheres republicanas nas urnas. Também oferece informações sobre o Movimento, incluindo histórico, missão, visão e valores, e permite que novas integrantes se filiem de forma prática, por meio da aba “Filie-se”.

Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional

Reportar Erro
Send this to a friend