Governador pediu liberação de mais de 1,4 mil novas moradias para atender famílias em situação de vulnerabilidade social
Publicado em 7/8/2025 - 12:17
Atualizado em 11/8/2025 - 11:55
Brasília (DF) – Cumprindo agenda em Brasília nesta quarta (06), o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), se reuniu com o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, para tratar da ampliação do programa Minha Casa, Minha Vida no estado. O encontro teve como foco a solicitação de liberação de mais de 1,4 mil novas unidades habitacionais, distribuídas entre cinco municípios: Palmas, Araguaína, Porto Nacional, Gurupi e Paraíso do Tocantins.
Durante a reunião, foram apresentados projetos prioritários já cadastrados no governo federal, envolvendo diferentes tipologias habitacionais, como casas e apartamentos, voltados especialmente para atender famílias em situação de vulnerabilidade social. “O nosso objetivo é contemplar o maior número possível de cidades com a construção de moradias, reduzindo o déficit habitacional que, hoje em dia, atinge mais de 44 mil tocantinenses sem residência própria. Essa é uma pauta prioritária e tudo o que conseguimos conquistar para o estado tem grande importância para a nossa população”, destacou Wanderlei Barbosa.
Urgência da pauta habitacional
Presente no encontro, o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos-TO) acompanhou a comitiva e defendeu a liberação imediata dos recursos habitacionais. “Estamos falando de famílias que vivem à margem, sonhando com um lar digno, algumas sem lugar para morar e outras pagando aluguéis altíssimos que comprometem mais da metade de sua renda. Viemos solicitar aquilo que é justo”, afirmou Ayres.

Mais agendas
Além do Ministério das Cidades, Wanderlei Barbosa também tratou de pautas importantes nos Ministérios dos Transportes, da Agricultura, de Portos e Aeroportos e da Saúde.
Entrega Ponte
No encontro com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, foi confirmada a entrega para dezembro da nova Ponte JK. A antiga, que fica entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) desabou em dezembro de 2024 matando 10 pessoas. Também foi tratada a construção do anel viário em Axixá, região que foi altamente impactada com aumento do tráfego de veículos pesados por conta da queda da Ponte JK. “Tratamos de diversas pautas importantes, mas a mais urgente é a ponte entre Aguiarnópolis e Estreito, que está dentro do cronograma estabelecido pelo ministério. Também dialogamos sobre as rodovias estaduais prejudicadas com a queda da estrutura anterior e, entre elas, o anel viário de Axixá”, destacou Wanderlei Barbosa.
Novos mercados
Já na reunião com o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, foi discutida alternativas para que a produção do estado alcance novos mercados, como o setor de carne para o Japão e Coreia do Sul. A medida visa proteger o agro tocantinense e evitar prejuízos por conta da tarifaço de 50% imposto pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos produtos brasileiros. “Estamos em busca de novos mercados para compensar as perdas que o nosso estado poderá ter com essa taxação. Trabalhamos por soluções que auxiliem nossos produtores rurais e pecuaristas, e contamos com o apoio do Governo Federal nessa missão”, afirmou o governador.
Voos para Araguaína
Wanderlei Barbosa também esteve com o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos). No encontro, foi garantida a retomada de voos comerciais para o Aeroporto de Araguaína, a partir de 22 de outubro. “Esta é uma luta que começou há mais de dois anos. Fico muito feliz com a conquista, realizamos uma série de intervenções, como a redução dos tributos sobre o uso do combustível para aviões, para chegar a este momento tão importante para o desenvolvimento logístico e econômico do nosso estado”, comemorou.
Saúde
Por fim, Wanderlei Barbosa e a comitiva se encontraram com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Na conversa, foram tratadas pautas consideradas prioritárias e que visam fortalecer da rede pública de saúde do estado, como aumento do Teto financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC), o aumento de leitos de UTI e o enfrentamento ao Sarampo. “Viemos com pautas concretas e estruturantes. Nossa prioridade é ampliar o acesso à saúde com qualidade, garantir que os hospitais regionais funcionem plenamente e proteger a população contra o avanço de doenças evitáveis, como o sarampo”, finalizou Wanderlei.
Texto: Com informações do Governo do Tocantins
Fotos: Ascom Governo do Tocantins





