Live 10 do Mulheres Republicanas reúne lideranças para celebrar avanços e lançar novas ações para 2026

Evento foi conduzido por Damares Alves e Cristiane Britto

Publicado em 14/7/2025 - 09:00

Brasília (DF) – O Mulheres Republicanas promoveu, na quinta-feira (10), a “Live 10! Conquistas e Novidades”, transmitida no canal oficial do Movimento no YouTube (@mulheresrepublicanas10). Prefeitas, vereadoras, deputadas, secretárias estaduais e filiadas ao Republicanos participaram do encontro conduzido pela senadora Damares Alves, secretária nacional do Mulheres Republicanas, e Cristiane Britto, secretária-geral executiva do Movimento. Durante o encontro, foram apresentados os principais avanços dos últimos meses, além do anúncio de ações estratégicas para 2026.

Damares abriu a transmissão celebrando o avanço da presença feminina no partido, que conta com mais de 50% filiadas. “O Republicanos tem mais de 50% de mulheres na sua composição total. Somos formadas, majoritariamente, por mulheres e conseguimos algo muito expressivo: hoje, somos metade dos membros do partido. E isso, para nós, é uma vitória enorme”, disse. A senadora destacou os desafios da mobilização feminina na política. “Chamar a mulher para participar da atividade política partidária não é fácil. E mais difícil ainda é conquistar mulheres para se filiarem a um partido. Mas conseguimos esse sucesso e estamos celebrando”, afirmou Damares.

A secretária Damares também fez questão de reconhecer o esforço coletivo que levou ao crescimento da presença feminina no Republicanos, exaltando o papel das lideranças regionais na mobilização nacional. “Conseguimos esse sucesso e estamos celebrando. Mas também estamos agradecendo o trabalho de todas vocês aí na base. Esse sucesso só foi possível graças à adesão de cada uma à nossa campanha de filiação. Andamos pelo Brasil e não foi fácil. A gente foi para a rua, convidou as mulheres para se filiarem, com ou sem mandato, candidatas eleitas e não eleitas. Estamos todas muito envolvidas com a atividade partidária. E eu precisava celebrar esse número com vocês e agradecer”, destacou.

Republicanas do Agro

Durante a live, foi anunciado o lançamento da Comissão Temática “Republicanas do Agro”, com o slogan “O Agro é 10!”, que contará a campanha de filiação “Mulher no Agro, Tome Partido!”, além da iniciativa “Maria da Penha vai à roça”, voltada à proteção das mulheres do campo. O lançamento acontecerá no Senado Federal, Brasília, por ocasião do aniversário de 20 anos do Republicanos, em 25 de agosto.

Cristiane destacou a importância de abrir espaço para que as mulheres do campo ocupem seu lugar na política partidária. “Essas mulheres estão se destacando com protagonismo de verdade, brilhante. E a gente pensou: por que essa mulher não pode também fazer parte do partido político? Por que ela não vem se filiar a um partido conservador como o nosso, que valoriza o Agro?”, questionou. A secretária reforçou que o Republicanos quer dar protagonismo às mulheres do campo, valorizando sua força e capacidade de liderança.

“A comissão de mulheres republicanas do Agro vai nascer agora formalmente. Vamos dar posse a uma coordenadora nacional e a senadora Damares já pediu que cada secretária estadual indique sua coordenadora para também tomar posse no dia 25 de agosto”, afirmou Cristiane.

Instituto Banco Vermelho

Outro ponto de destaque da transmissão foi dedicado ao combate à violência contra a mulher, com a participação das representantes do Instituto Banco Vermelho, Andrea Rodrigues e Paula Limongi. Elas reforçaram a mobilização para o Agosto Lilás, mês da conscientização sobre a violência doméstica, que em 2025 marca os 19 anos da Lei Maria da Penha. O Instituto convocou as mulheres republicanas a se engajarem em ações de impacto em suas cidades.

Fundado em novembro de 2023, o Instituto Banco Vermelho é uma organização sem fins lucrativos e suprapartidária. O Instituto tem como objetivo principal salvar vidas de mulheres, promovendo a prevenção e a conscientização por meio de ações educativas, intervenções urbanas, projetos de lei, tecnologia, palestras e outras iniciativas. O maior símbolo da causa é um banco vermelho gigante, instalado em praças públicas e locais estratégicos, com o propósito de chamar a atenção da população para os altos índices de feminicídio no Brasil. Ele convida a sociedade a sentar, refletir, levantar e agir.

Durante a transmissão, Andrea Rodrigues emocionou ao relatar a origem da iniciativa e destacou que o Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial de feminicídios e que, a cada seis horas, uma mulher é morta no país. “É uma luta de todas nós, de todos os cantos, porque essa tragédia vai além das nossas perdas pessoais. É a realidade de um país onde o número de vítimas não para de crescer. Hoje estamos aqui para falar um pouco mais sobre o Instituto e convidar todas a se juntarem nessa causa urgente”, disse.

Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional
Foto: Carlos Gonzaga

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend