Tocantins lidera índice de crescimento econômico no Brasil nos últimos 20 anos

Estado divide a primeira colocação com o MT no ranking de crescimento médio do PIB entre 2003 e 2022

Publicado em 16/6/2025 - 14:11 Atualizado em 18/6/2025 - 10:58

Palmas (TO) – O Tocantins conquistou um feito inédito e expressivo no cenário econômico nacional: é um dos estados com maior taxa média de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil nos últimos 20 anos. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados com base no Sistema de Contas Nacionais, o Tocantins registrou um crescimento médio anual de 4,8% entre 2003 e 2022 — mais que o dobro da média nacional, que ficou em 2,1%.

Com esse desempenho, o estado divide o topo do ranking nacional com o Mato Grosso, que também apresentou crescimento médio anual de 4,8%. O avanço robusto do Tocantins reflete o fortalecimento de diferentes setores da economia, com destaque para a agropecuária, a indústria e os serviços.

Agro puxa crescimento

A agropecuária foi o setor que mais impulsionou o crescimento tocantinense, com taxa média de 8,8% ao ano — superando inclusive o desempenho do Mato Grosso, tradicional líder no agronegócio, que teve crescimento médio de 7,5% no período. Além disso, a indústria cresceu 4,6% ao ano e o setor de serviços avançou 3,3% ao ano, evidenciando uma economia cada vez mais diversificada.

Gestão estratégica e investimentos

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), atribui os resultados aos investimentos realizados ao longo das últimas duas décadas. “Com investimentos em infraestrutura, estímulo ao empreendedorismo e apoio ao agronegócio, conseguimos mais que dobrar a média de crescimento nacional. Seguiremos firmes no compromisso de fomentar a geração de empregos, renda e oportunidades, para que, daqui a 20 anos, o Tocantins alcance resultados ainda mais expressivos”, afirmou.

Segundo o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Sergislei de Moura, o planejamento estratégico tem sido fundamental para a sustentabilidade do crescimento. Ele destacou o papel do cálculo do PIB trimestral — metodologia adotada na atual gestão — como ferramenta essencial para embasar políticas públicas mais eficientes. “Analisar os dados consolidados do PIB permite compreender o que já funcionou e apontar caminhos viáveis para o crescimento sustentável”, afirmou.

Panorama nacional

Além do Tocantins e do Mato Grosso, outros estados que se destacaram no crescimento do PIB nas últimas duas décadas foram Roraima, com média de 4,5% ao ano, e o Piauí, com 3,7%. O desempenho do Tocantins, no entanto, chama atenção por vir de um estado jovem e com população relativamente pequena, o que evidencia o potencial de desenvolvimento regional e o êxito de estratégias voltadas à interiorização do crescimento.

Veja também:

Wanderlei Barbosa cumpre missão oficial em Israel

Tocantins avança no combate à pobreza

Tocantins recebe R$ 40 milhões para investimentos na saúde pública

Gestão de Wanderlei Barbosa se destaca por equilíbrio fiscal, investimentos e desenvolvimento no Tocantins

Texto: Com informações do Governo do Tocantins
Foto: cedida

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend