Jovens Republicanos reforça compromisso com a inclusão no mês da acessibilidade

Nova pasta criada amplia ações voltadas às pessoas com deficiência, com foco especial nos jovens

Publicado em 10/4/2025 - 14:11 Atualizado em 14/4/2025 - 10:40

Brasília (DF) – No mês em que se celebra a acessibilidade, o Jovens Republicanos dá um passo importante rumo à inclusão com a criação de uma pasta exclusivamente dedicada à acessibilidade. O objetivo é promover ações concretas de conscientização e garantir que todas as atividades do movimento estejam preparadas para acolher jovens com deficiência — inclusive aquelas consideradas “invisíveis”, como o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e o autismo.

Neste mês de abril, o movimento reforça o compromisso ao promover a campanha #Mais10, convidando a juventude a se engajar em uma grande mobilização pela inclusão com a mensagem: “Acessibilidade não é privilégio, é um direito.” Desta forma, o Jovens Republicanos aproveita a ocasião para intensificar o diálogo sobre o tema.

A proposta nasceu da percepção de que os jovens enfrentam desafios crescentes para ingressar no mercado de trabalho e que as barreiras são ainda maiores para aqueles com algum tipo de deficiência. “Precisamos ampliar vozes, quebrar barreiras e construir uma sociedade mais justa para todos”, reforçou o secretário nacional do Jovens Republicanos, Wallacy Rocha.

A nova pasta da acessibilidade visa garantir que todas as ações do Jovens Republicanos sejam pensadas com inclusão desde o início, promovendo não apenas adaptações físicas, mas também mudanças de cultura e mentalidade. “A ideia é que ninguém fique de fora, seja por barreiras físicas, sensoriais ou atitudinais”, destacou Wallacy.

O presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP), comemorou a implantação da nova pasta, e falou sobre a importância do jovem para o crescimento do país. “A luta por inclusão não é uma causa de minoria, é uma causa de todos nós. E ver a juventude republicana engajada nesse tema mostra que estamos no caminho certo. O Republicanos acredita num Brasil mais justo e igualitário, onde cada jovem, independentemente da sua condição, possa sonhar, participar e transformar a sociedade”.

Outras pastas

Além de Acessibilidade, o Jovens Republicanos possui outras cinco pastas com assuntos que mexem diretamente com o público. São elas: Empreendedorismo e Fomentos, Tecnologia e Inovação, Educação e Cultura, Comunicação e Mídias Sociais, e Articulação Política e Movimentos Sociais.

Saiba mais

Seguindo os princípios do partido e mantendo o foco na juventude, o Jovens Republicanos busca engajar a juventude para que ela não seja apenas influenciada passivamente, mas atue de forma crítica, opinativa e participativa nas políticas públicas, e contribua ativamente para a transformação do cenário político do país.

Texto: Agência Republicana de Comunicação (ARCO), com informações do Jovens Republicanos
Foto: Carlos Gonzaga/Ascom FRB

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend