Hugo Motta, Marcos Pereira e Gilberto Abramo estão na lista dos Cabeças do Congresso
Publicado em 14/7/2025 - 20:55
Brasília (DF) – Novamente, o partido Republicanos é destaque em pesquisa sobre os principais nomes do Poder Legislativo. Estão na lista dos parlamentares mais influentes: o líder do Republicanos na Câmara, deputado Gilberto Abramo (MG), o presidente do partido, deputado Marcos Pereira (SP), o presidente da Casa, deputado Hugo Motta (PB), o deputado Augusto Coutinho (PE), o deputado Lafaytte de Andrada MG), o deputado Silas Câmara (AM) e o senador Mecias de Jesus (RR).
O levantamento, feito pelo do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), está na 31ª edição. A metodologia do DIAP considera critérios como liderança, influência nos debates, capacidade de articulação política e protagonismo no processo legislativo. A lista serve como um indicador indireto de relevância e influência no Parlamento, amplamente utilizado por pesquisadores, jornalistas e analistas políticos.
Saiba mais
O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) é uma entidade fundada em 19 de dezembro de 1983, idealizada pelo advogado trabalhista Ulisses Riedel de Resende, atual diretor-técnico. A organização conta com mais de 900 sindicatos filiados e tem como objetivo acompanhar os interesses dos trabalhadores e servidores públicos no Congresso Nacional.
Texto: Fernanda Cunha, com edição de Felipe Rodrigues/ Ascom – Liderança do Republicanos
Fotos: Júlio Dutra











