Estima-se que cerca de 29 milhões de brasileiras necessitem de acompanhamento nessa fase
Publicado em 1/7/2024 - 14:20
Atualizado em 2/7/2024 - 17:16
Brasília (DF) – Atenta às necessidades das mulheres, a deputada federal Rogéria Santos (Republicanos-BA) sugeriu ao Executivo, por meio do Ministério da Saúde, a implementação de atendimento público especializado para mulheres durante a menopausa no Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima-se que cerca de 29 milhões de mulheres no Brasil estejam atualmente nessa fase. Durante a menopausa, a mulher pode apresentar diversos sintomas, isolados ou em conjunto, sendo os mais comuns: insônia, ondas de calor, diminuição da libido e da capacidade de concentração. Além disso, nesta fase, aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial e diabetes, além de osteoporose e alguns tipos de câncer, como os de mama e ovário.
Com o objetivo de minimizar os impactos da menopausa, o tratamento e acompanhamento tornam-se essenciais. De acordo com a parlamentar, a sugestão é que o SUS ofereça atendimento especializado, “garantindo a realização de exames diagnósticos, disponibilização de reposição hormonal e medicações necessárias, atendimento psicológico e acompanhamento por equipe multiprofissional de saúde”, destacou.
Texto: Ascom deputada Rogéria Santos
Foto: Douglas Gomes