Fundo é uma resposta ao total descaso no cuidado dessas obras
Publicado em 25/2/2025 - 09:00
Atualizado em 26/2/2025 - 10:03
Brasília (DF) – O deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos-TO) apresentou, o Projeto de Lei 30/2025, que propõe a criação do Fundo Nacional de Manutenção de Obras de Arte Especiais (FNMOAE), destinado a garantir a conservação e recuperação de pontes, viadutos, túneis e passarelas — estruturas conhecidas no setor de engenharia civil como obras de arte especiais (OAE).
De acordo com o texto, o fundo será administrado pelo Ministério dos Transportes, que também estabelecerá os critérios para a alocação dos recursos. A proposta determina que os investimentos sejam prioritariamente direcionados a infraestruturas com risco estrutural comprovado, obras estratégicas para a logística nacional e regiões com baixa capacidade de fiscalização. No final de 2024, a ponte Juscelino Kubistchek de Oliveira, que ligava os municípios de Estreiro (MA) e Aguiarnópolis (TO), desabou quando a parte central cedeu derrubando vários veículos dentro do Rio Tocantins matando 17 pessoas. A estrutura faz parte da BR-266 e foi implodida no começo de fevereiro para uma nova totalmente reconstruída.
O FNMOAE contará com receitas provenientes de diferentes fontes, incluindo um percentual dos impostos sobre combustíveis e da taxação das bets. Além disso, o projeto prevê a criação de um conselho deliberativo multissetorial, responsável por aprovar o plano de atuação do fundo e garantir transparência na gestão dos recursos.
Segundo Ricardo Ayres, a proposta visa solucionar um problema histórico da infraestrutura brasileira. “O fundo é uma resposta ao descaso de décadas com a manutenção das obras de arte especiais, cuja deterioração compromete a segurança pública, a eficiência logística e o desenvolvimento econômico do país”, destacou o deputado. Ele explica que o FNMOAE segue a lógica de fundos bem-sucedidos, como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Fundo Nacional de Saúde (FNS), que garantem financiamento contínuo para suas respectivas áreas.
Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Viação e Transportes, Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara. Caso aprovada, seguirá para análise do Senado antes de ser sancionada pelo Presidente da República.
Texto: Ascom deputado federal Ricardo Ayres
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados