Projeto garante exames preventivos a mulheres com deficiência 

Relatório de Thiago Flores amplia o acesso à mamografia e citologia do colo do útero

Publicado em 17/7/2025 - 09:00

Brasília (DF) – A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência aprovou o Projeto de Lei 465/2025, que trata sobre a organização dos serviços de saúde para a realização de exames de mamografia e citologia do colo do útero em mulheres com deficiência. A medida recebeu parecer favorável do relator, deputado federal Thiago Flores (Republicanos-RO).

A proposta, altera a Lei 14.721/2023, e tem como objetivo garantir o acesso efetivo e humanizado aos exames preventivos do câncer de mama e do colo do útero, respeitando as especificidades das mulheres com deficiência. “Esse projeto é mais do que necessário. Ele corrige uma falha grave do sistema de saúde que, muitas vezes, exclui as mulheres com deficiência do acesso básico à prevenção”, destacou Thiago Flores.

Agora, o projeto segue para análise das comissões de Saúde e de Constituição e Justiça da Câmara. “A saúde da mulher precisa ser prioridade pra todos. Inclusive, pra quem tem deficiência e enfrenta barreiras todos os dias pra conseguir atendimento básico”, finalizou.

Texto: Ascom deputado federal Thiago Flores
Foto: Júlio Dutra

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend