Maria Rosas participa do primeiro dia de debates do Mulheres Parlamentares no P20

Deputada ressaltou a importância da inclusão social de meninas e mulheres com deficiência com recorte para o mercado de trabalho 

Publicado em 2/7/2024 - 14:35

Maceió (AL) – A manhã desta segunda-feira (1º) marcou o início da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares (P20), realizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso (CCERC), em Maceió (AL). O evento internacional, tem o objetivo de promover discussões e soluções para questões de gênero, sustentabilidade e inclusão e foi marcado por debates ricos e um forte compromisso do Brasil com a promoção das mulheres em todos os espaços de decisão.

A cerimônia de abertura contou com a presença de importantes autoridades brasileiras, como o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL);  além de deputadas e senadoras, como a deputada federal Maria Rosas (Republicanos-SP), 1ª Procuradora-adjunta da Mulher na Câmara dos Deputados, além de delegações de diversos países.

Durante o evento, Maria Rosas prestigiou a exposição “Mulheres no Poder” que destacou a trajetória e as conquistas de mulheres na política ao redor do mundo. Pela tarde, durante o “Painel Brasil”, a republicana teve participação destacada.

 

Em seu discurso, ela enfatizou a importância da inclusão social de mulheres e meninas com deficiência no mercado de trabalho. Ela destacou que, no Brasil, há aproximadamente 18,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, sendo mais da metade mulheres, totalizando 10,7 milhões.

Apesar desse número significativo, a inclusão dessas mulheres no mercado de trabalho ainda é um desafio. “É uma honra estar aqui no P20, participando deste importante momento para discutir a inclusão social de mulheres e meninas com deficiência, um tema crucial para a construção de uma sociedade igual para todos,” afirmou a deputada.

A deputada apontou ainda, que mulheres com deficiência enfrentam duplamente o preconceito: primeiro por serem mulheres e, segundo, pela condição de deficiência. Dados do IBGE revelam que, no final de 2022, apenas 26% das pessoas com deficiência estavam no mercado de trabalho, em comparação com 60% das pessoas sem deficiência e afirmou a necessidade de investir em educação, treinamento, acessibilidade e combate ao preconceito para criar uma sociedade mais equitativa.

Em seu compromisso com a causa, Maria Rosas mencionou o Projeto de Lei 2190/2019, de sua autoria, que cria a Política Nacional de Emprego Apoiado que visa promover a inclusão laboral de pessoas com deficiência, especialmente mulheres, por meio de apoio contínuo e personalizado no ambiente de trabalho. “A política de emprego apoiado busca garantir que pessoas com deficiência tenham acesso a empregos de qualidade, com suporte adequado para desenvolverem suas habilidades e contribuírem plenamente para a sociedade,” explicou.

Sobre o P20

O P20 é um grupo de engajamento do G20 que fortalece a colaboração global para garantir a aplicação dos acordos internacionais, uma vez que tem papel importante na orientação dos governos do bloco. Quatro organismos internacionais participaram: União Europeia, ONU, ONU Mulheres e Mercosul, além de 26 países por meio de suas delegações. Ao todo, foram confirmadas 171 mulheres deputadas e senadoras.

Dos países-membros do G20 participam a Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Brasil, China, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Itália, México, Reino Unido, Coreia do Sul e Rússia. De países convidados vem Angola, Espanha, Nigéria, Noruega e Portugal. Dos países de língua portuguesa estão presentes Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e do Mercosul, são Bolívia e Paraguai.

Texto: Ascom deputada federal Maria Rosas, com informações do site P20
Fotos: Banco de imagens Câmara dos Deputados

Reportar Erro
Send this to a friend