Parlamentares eleitos hoje assumem mandato de um ano à frente dos colegiados
Publicado em 19/3/2025 - 19:08
Brasília (DF) – Nesta quarta-feira (19), foram realizadas as eleições das 30 comissões permanentes da Câmara dos Deputados. O deputado federal Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) foi eleito presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico (CDE) e Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF) foi o eleito presidente da Comissão de Comunicação da Câmara (CCOM).
Para Lafayette de Andrada, o desenvolvimento econômico é premissa para o país alcançar igualdade social. “O Brasil jamais terá o desenvolvimento social que desejamos se nós não conseguirmos fomentar o desenvolvimento econômico. Aqui, será o fórum onde iremos discutir e lutar para que o governo implemente políticas públicas de fomento para todos”, disse.
Lafayette aproveitou para parabenizar o deputado Danilo Forte (União-CE), que presidiu a comissão em 2024. “Quero deixar registrado as nossas congratulações pelo excelente trabalho que o deputado fez à frente da comissão e meu testemunho do grande deputado, atuante e preocupado com o Brasil”.
Pelo terceiro ano consecutivo a presidência da Comissão de Comunicação (CCOM) da Câmara fica sob a responsabilidade de um deputado do Republicanos. Desta vez, o deputado Julio Cesar Ribeiro foi o escolhido. “Assumo essa responsabilidade com dedicação, transparência e diálogo aberto. A comunicação é fundamental para a democracia, e meu objetivo é fortalecer esse setor, garantindo avanços que beneficiem toda a sociedade”, afirmou.
Julio Cesar elogiou os trabalhos realizados pelos republicanos Amaro Neto (ES) e Silas Câmara (AM), que presidiram o colegiado em 2023 e 2024, respectivamente. “Nossa responsabilidade se torna maior em substituir pessoas que fizeram muito por esta comissão. O que depender do meu trabalho, iremos fazer de tudo para oferecer um resultado positivo”, disse.
O deputado Silas Câmara aproveitou a ocasião para prestar contas e fazer um balanço das atividades realizadas pelo colegiado sob seu comando. Foram discutidos temas como uso da internet para prática de crimes contra crianças e adolescentes, sistema de combate à disseminação de fake news nas redes sociais, proibição por cobrança de geração e tráfego da internet, e produção e divulgação do audiovisual do Brasil.
“Nossa comissão discutiu assuntos de alta relevância sob diversos aspectos de comunicações, promovemos uma ampla agenda, que incluiu 10 reuniões deliberativas, um seminário e quatro audiências públicas, tudo isso em ano eleitoral. Nós também analisamos e votamos 536 proposições legislativas”, analisou o parlamentar.
Texto: Fernanda Cunha, com edição de Thifany batista / Ascom da Liderança do Republicanos na Câmara
Fotos: Júlio Dutra

