Encontro serviu para reforçar cooperação entre os países
Publicado em 18/2/2025 - 18:45
Brasília (DF) – O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), recebeu nesta terça (18), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. O encontro, realizado no Salão Nobre da Câmara, celebrou os 200 anos das relações diplomáticas entre os dois países e reforçou temas estratégicos para a cooperação bilateral, além de abrir espaço para novos avanços diplomáticos e comerciais entre os países.
Durante a reunião, Motta destacou o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, pauta de grande interesse tanto para o Brasil quanto para Portugal. O presidente da Câmara defendeu que o tratado precisa ser equilibrado e benéfico para todas as partes envolvidas. “Queremos um acordo equilibrado entre Mercosul e União Europeia, que sirva de propósito para todos. Uma parceria em torno de interesses”, afirmou Motta.
Rebelo de Sousa reforçou a necessidade de combater o unilateralismo e alertou sobre os riscos do protecionismo no comércio internacional. “Tudo isso é um desafio para todos nós, e para os deputados brasileiros. Temos que responder todos os dias a nossos povos acerca dos constrangimentos, das dificuldades, dos obstáculos do dia a dia, na vida econômica e social das pessoas. Isso não é indiferente para o apoio à liberdade e à democracia”, disse o presidente português.
Brasil como potência global e papel de Portugal
Marcelo Rebelo de Sousa enfatizou que vê o Brasil como uma potência global e destacou o papel de Portugal como ponte entre diferentes blocos internacionais. “O Brasil, como grande potência global, tem um papel único a desempenhar. Mas Portugal pode também ser uma plataforma, com o secretário-geral das Nações Unidas, o presidente do Conselho Europeu e uma presença forte em instituições importantes em escala mundial e europeia”, afirmou.
Imigração fortalece laços entre as nações
Outro ponto de destaque no encontro foi o papel da imigração no fortalecimento das relações entre os dois países. Hugo Motta ressaltou a importância das comunidades brasileira em Portugal e portuguesa no Brasil, tanto no aspecto social quanto no econômico. “A comunidade brasileira em Portugal e a portuguesa no Brasil têm sido historicamente uma força motriz do desenvolvimento dos dois países, inclusive no futebol. Que o acolhimento e a integração continuem a ser a tônica das nossas relações neste campo”, declarou o deputado.
O presidente português reforçou o crescimento expressivo da comunidade brasileira em Portugal, que nos últimos dez anos dobrou de 200 mil para quase 400 mil imigrantes. “O peso da vivência brasileira está em todos os níveis da sociedade portuguesa. Também é verdade que aqui é numerosa e ativa a presença portuguesa”, observou Rebelo de Sousa.
Grupo de cooperação parlamentar
Além das discussões sobre economia e imigração, a visita também marcou a criação de um grupo de cooperação entre os parlamentos do Brasil e de Portugal. A iniciativa visa ampliar o intercâmbio legislativo e fortalecer políticas conjuntas entre os dois países.
Texto: Com informações da Agência Câmara de Notícias
Fotos: Marina Ramos / Câmara dos Deputados