Aos 35 anos, deputado foi eleito o mais jovem desde a redemocratização do Brasil
Publicado em 1/2/2025 - 19:55
Atualizado em 6/2/2025 - 10:36
Brasília (DF) – Ao ser eleito presidente da Câmara dos Deputados neste sábado (01), Hugo Motta (Republicanos-PB) se tornou o deputado mais novo a comandar a câmara baixa do parlamento brasileiro após a redemocratização do Brasil, em 1985. Aos 35 anos, o paraibano superou o baiano Luís Eduardo Magalhães (1955-1998), eleito em 1995, com então 39 anos.
No geral, a média de idade dos presidentes da Câmara eleitos é de 55 anos a partir da data da eleição.
Anteriormente, Hugo Motta também já havia feito história quando em 2010, aos 21 anos, foi eleito o deputado federal mais jovem do Brasil até então, com 86.150 votos.
Em toda história, Hugo Motta é o 113º presidente da Câmara dos Deputados eleito e o 20º nordestino a comandar a Câmara dos Deputados em toda história.
Tempo de mandato
Após o retorno da democracia, em 1985, todos os 18 presidentes da Câmara dos Deputados eleitos tinham pelo menos, dois mandatos de deputado federal. Hugo Motta não foge à regra. O republicano já está no quarto mandato como parlamentar, sendo eleito pela primeira vez em 2010 e a última, em 2022.
Em média, os presidentes eleitos possuem um tempo médio de 17 anos no exercício dos mandatos.
3º Paraibano a comandar a Câmara
Hugo Motta também será o segundo parlamentar paraibano a presidir a Câmara dos Deputados depois de 1985. Hugo se junta a Efraim Morais, que chefiou a casa entre dezembro de 2002 a fevereiro de 2003 pelo então PFL, atual União Brasil; e Samuel Vital Duarte (PSD), entre março de 1947 a março de 1949.
São Paulo é o estado brasileiro que mais elegeu presidentes para a Câmara com Deputados, com 8 vitórias. Depois, vêm Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco, com 2 presidentes. Com um presidente, os estados da Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Alagoas, que também teve um presidente interino em 2005. Outro estado que também tem um presidente temporário no comando da Câmara é o Maranhão, em 2016.
As profissões
Formado em Medicina, Hugo Motta é o terceiro médico presidente da Câmara dos Deputados. Desde a instituição da Nova República, a profissão com mais presidentes eleitos é advogado, com seis representantes. Com dois representantes cada, estão economistas e metalúrgicos. Com um cada, estão bancário, engenheiro e jornalista. Outros quatro ex-presidentes não possuem ensino superior completo.
Perfil
Hugo Motta Wanderley da Nóbrega, tem 35 anos e nasceu em João Pessoa (PB). Médico de formação, está no quarto mandato de deputado federal. Como deputado, presidiu a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle e a CPI da Petrobras e foi líder da bancada do Republicanos na Câmara.
Texto: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)
Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados