Por acreditar na iniciativa que visa promover cidadania no ambiente escolar, Delmasso destinou R$ 350 mil para a manutenção do projeto nas escolas do DF
Publicado em 13/5/2018 - 00:00
Brasília (DF) – O deputado distrital Rodrigo Delmasso (PRB-DF) recebeu, na terça-feira (8), em seu gabinete, o Controlador-Geral do Distrito Federal, dr. Lúcio Carlos Filho, para conversar sobre o Programa Controladoria na Escola, que tem por objetivo promover a cidadania ativa no ambiente de ensino.
O programa tem como atividade central a realização de uma auditoria cívica, na qual os jovens são levados a registrar os problemas de onde estudam, identificar as causas e pensar nas soluções. Delmasso acredita no projeto, por isso, destinou R$ 350 mil, por meio de emenda parlamentar, para este ano. O parlamentar garantiu o mesmo valor para 2019.
“Para construir uma sociedade melhor e mais justa precisamos investir em quem futuramente estará assumindo o comando da nossa cidade e país, por isso destinei uma emenda para execução de um projeto que ensina os jovens a fazerem o controle social dos gastos públicos”, destacou Delmasso.
Durante o encontro, o controlador-geral afirmou que o projeto tem sido fundamental para criar a participação cidadã. “Os alunos que participam do trabalho de auditoria nas escolas passam a entender que muitos dos problemas que ocorrem na escola são feitos pelos próprios estudantes, como por exemplo, um banheiro quebrado e uma cadeira pichada. É um projeto de controle social, a sociedade quem faz a mudança. O apoio do deputado Delmasso vai ajudar muito na premiação dos professores, que é essencial”, afirma Filho.
Em 2017, o Programa Controladoria na Escola funcionou em 104 escolas. Para 2018, em virtude do sucesso da proposta, serão abertas 200 vagas. O Controladoria na Escola, lançado em 2016, visa estimular a participação de professores e alunos em ações cidadãs e de controle social dentro do ambiente escolar. Com o projeto Monitorando Minha Escola, o Centro Educacional 14 de Ceilândia ficou em primeiro lugar no Prêmio Escola de Atitude. Desde a auditoria cívica, alunos escolheram um problema relevante para a escola e partiram para buscar a solução. Planejaram e executaram, com esforço de todos, projetos que modificaram a realidade do ambiente escolar.
Já no Centro de Ensino Fundamental 404 de Samambaia, os alunos, depois de apontarem problemas de limpeza no pátio e nos banheiros, se reconheceram como os responsáveis e mudaram de atitude. Além disso, após concluírem que a merenda precisava de mais qualidade, planejaram e executaram uma horta comunitária.
Texto e foto: Ascom – deputado distrital Rodrigo Delmasso
Edição: Agência PRB Nacional
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