César Halum participa do lançamento do Plano Safra 19/20 no TO

O secretário de Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins participou do evento em Palmas, realizado pelo Banco do Brasil

Publicado em 27/6/2019 - 00:00 Atualizado em 7/7/2020 - 16:40

Palmas (TO) – O secretário de Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins, César Halum (PRB), e o diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária, José Américo Vasconcelos, participaram na manhã de quarta-feira (26), em Palmas, do lançamento do Plano Safra 2019/2020 no estado. O evento, realizado pelo Banco do Brasil, aconteceu concomitantemente nas 60 agências do banco, distribuídas nos diversos municípios do Tocantins, com o objetivo de divulgar o plano.

Participaram do evento, representantes de órgão públicos federal, estadual e municipal; empresas privadas do setor do agronegócio, empresas de assistência técnica e extensão rural e de produtores rurais.

Na oportunidade, César Halum destacou que o evento simboliza uma ação mais efetiva do Banco do Brasil, que tem sido um grande parceiro do estado. “No setor da agropecuária é o nosso maior financiador, juntamente com o Banco da Amazônia. Esses bancos têm feito a diferença para o produtor rural, com taxas de juros diferenciadas, no intuito de que quitem seus compromissos e garantam o desenvolvimento de suas atividades”, afirmou.

Agricultura familiar

Para os beneficiários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o secretário disse que o plano traz a oportunidade de financiamentos com juros mais baixos. “O Governo do Estado, por meio da Seagro, fomenta políticas públicas com ações que visam orientar o produtor rural na realização de projetos eficientes, que garantam retorno financeiro, para que cresçam. É preciso fortalecer o agricultor familiar para que se torne grande e o governo do Tocantins trabalha nesse sentido”, destacou.

Banco do Brasil

O superintendente do Banco do Brasil no Tocantins, Raul Abu Bakr Mohamed Wahbe fez a entrega simbólica do valor disponibilizado, esse ano, para o Tocantins, com recursos da ordem de R$ 2.2 bilhões, sendo 1,8 bilhão destinado a operações de custeio, comercialização e industrialização e R$ 400 milhões destinados para investimentos. “A proposta é para aproximar o Banco do Brasil cada vez mais do produtor rural e dessa forma continuar fomentando o desenvolvimento do agronegócio, gerando emprego, renda e movimentando a economia do Tocantins”, afirmou.

Plano Safra

Lançado anualmente, com vigência de julho a junho do ano seguinte (período escolhido estrategicamente pelo calendário da safra agrícola brasileira), o Plano é a principal fonte de incentivo ao produtor rural brasileiro: reúne um conjunto de políticas públicas que abrangem os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural, crédito, seguro da produção, garantia de preços, comercialização e organização econômica das famílias residentes no campo.

Texto e foto: Ascom – Seagro/TO

Reportar Erro
Send this to a friend