Uso da bicicleta como alternativa de consumo consciente é debate no AM

Uso da bicicleta como alternativa de consumo consciente é debate no AM

“Precisamos trazer a bicicleta para dentro da infraestrutura de modalidade urbana, contemplar as vias e rodovias com ciclovias”, diz deputado João Luiz

Manaus (AM) – O deputado estadual João Luiz (PRB-AM) debateu, na sexta-feira (7), no miniplenário Cônego Azevedo, o uso da bicicleta como alternativa de consumo consciente no Amazonas em uma audiência pública. O republicano definiu-se como um entusiasta do tema e apontou que o uso da bicicleta vai além do meio de transporte, podendo ser também uma ferramenta de inclusão social.

“Precisamos trazer a bicicleta para dentro da infraestrutura de modalidade urbana, contemplar as vias e rodovias com ciclovias, por que não? Em Quito, no Equador, as ruas do centro praticamente são fechadas aos domingos para o uso exclusivo de bicicletas, isso traz uma inclusão familiar. A bicicleta ajuda não só na mobilidade, mas na inclusão social também, com programas que usam a bicicleta como ferramentas de inclusão, como em Queimados (RJ), onde o grupo Pedala Queimados, ensina jovens moradores de periferia a construir bicicletas com quadros de bambu”, citou.

Nádia Aguiar, uma das coordenadoras do grupo Pedala Manaus, falou da importância do debate. “Qualquer oportunidade de discutir o uso da bicicleta é válida. Mesmo aquém do ideal, é importante o poder público tratar sobre o tema, porque assim dá oportunidade de a sociedade também se manifestar e contribuir para a efetividade das bicicletas como meio de transporte e dar mais segurança para quem usa bicicleta, porque muitos não adotam a bicicleta como meio de locomoção por medo”, afirmou.

Uso da bicicleta como alternativa de consumo consciente é debate no AM

Por outro lado, Rafael Lacerda, representante da Abraciclo, frisou que há um paradoxo entre a produção e o uso da bicicleta no Amazonas. “Muito se fala do preço das bicicletas. Temos bicicletas de todos os preços e tipos que são produzidas aqui em Manaus, mas na verdade o grande problema não é o preço é a estrutura. Manaus não tem ciclovias adequadas, não tem arborização, é muito complicado pedalar aqui, que é a capital que tem menos infraestrutura para o uso da bicicleta no Brasil, mas ao mesmo tempo é a maior produtora. Então não adianta nada sermos os maiores produtores e sermos os piores em termos de infraestrutura, o que é muito triste”, lamentou.

A representante do Departamento Estadual de trânsito do Amazonas (Detran-AM), Maria Leonice Reis, ressaltou que o crescimento da atividade ciclística é recente, data de 2014. “As malhas viárias cresceram por conta da Copa do Mundo de 2014. Aqui no Amazonas podemos dizer que mal saímos das catraias, porque realmente não temos uma estrutura viária satisfatória para o ciclista. Temos duas avenidas novas, como a Avenida das Torres e a Avenida das Flores que não contemplaram os ciclistas e ainda estamos engatinhando nessas estruturas”, reconheceu.

Ao fim da audiência, a partir de todo o debate formulado, os participantes assinaram uma carta compromisso de intenção em colaborar para otimizar o uso da bicicleta. “Para dar praticidade precisamos envolver todos os entes públicos e envolvidos. Por isso este documento vem para responsabilizar todos os entes para que façam a sua parte na efetivação do uso da bicicleta”, afirmou.

Participaram ainda representantes do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Empresa Caloi, Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e Grupos de Passeios Ciclísticos como “Sai junto, chega junto”, ‘Pedalando com Você, Bike Anjo e Alto Giro, entre outros.

Texto: Fernanda Barroso / Ascom – deputado estadual João Luiz
Fotos: Hudson Fonseca e Mauro Smith

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.