“Saidinhas” a condenados por crimes hediondos poderão acabar

“Saidinhas” a condenados por crimes hediondos poderão acabar

Republicano Lafayette de Andrada conseguiu aprovar emenda ao Pacote Anticrime na reunião do Grupo de Trabalho que trata do tema 

Brasília (DF) – O deputado federal Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) conseguiu aprovar emenda ao Pacote Anticrime na reunião do Grupo de Trabalho que trata o tema nesta terça-feira (8). Ele inseriu a proibição do “saidão” para condenados por crimes hediondos que tiveram como resultado morte da vítima. Esse benefício da saída temporária é concedido, geralmente, em datas comemorativas. E a ideia do deputado é extinguir isso nesses casos específicos, endurecendo a lei.

“Na prática, impede Suzane Richthofen de sair durante a saidinha do Dia das Mães ou o casal Nardoni sair na saidinha do Dia das Crianças. Isso não faz sentido”, avaliou Lafayette.

O deputado também conseguiu aprovação de outra emenda de sua autoria, que amplia a pena aplicada ao crime de concussão, que é exigir vantagem em função do cargo que ocupa. Pelo texto aprovado, a pena será a mesma aplicada ao condenado por crime de corrupção, ou seja, reclusão de 4 anos a 12 anos. Antes dessa aprovação, a concussão tinha pena bem inferior, de 2 a 8 anos.

“Hoje é inferior aos condenados por crimes de corrupção e, ao meu ver, é um crime até mais grave”, disse Lafayette de Andrada.

O grupo que analisa o pacote anticrime também rejeitou a autorização para que o delegado de polícia possa decidir sobre a prisão em flagrante nos casos de excludente de ilicitude. Atualmente, a decisão sobre a manutenção ou não da prisão em flagrante cabe ao juiz durante a audiência de custódia.

O excludente de ilicitude define os casos em que a prática de ato ilegal não é considerada crime, como, por exemplo, agir em legítima defesa, em estado de necessidade ou no estrito cumprimento de dever legal (policial matar para impedir um assassinato).

O colegiado voltará a se reunir na próxima semana para concluir a votação parcelada do parecer apresentado pelo relator do Projeto Anticrime.

Texto: Ascom – deputado federal Lafayette de Andrada 
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.