Rodrigo Delmasso destina recursos para “Projeto Controladoria na Escola”

Rodrigo Delmasso destina recursos para "Projeto Controladoria na Escola"

Por acreditar na iniciativa que visa promover cidadania no ambiente escolar, Delmasso destinou R$ 350 mil para a manutenção do projeto nas escolas do DF

Brasília (DF) – O deputado distrital Rodrigo Delmasso (PRB-DF) recebeu, na terça-feira (8), em seu gabinete, o Controlador-Geral do Distrito Federal, dr. Lúcio Carlos Filho, para conversar sobre o Programa Controladoria na Escola, que tem por objetivo promover a cidadania ativa no ambiente de ensino.

O programa tem como atividade central a realização de uma auditoria cívica, na qual os jovens são levados a registrar os problemas de onde estudam, identificar as causas e pensar nas soluções. Delmasso acredita no projeto, por isso, destinou R$ 350 mil, por meio de emenda parlamentar, para este ano. O parlamentar garantiu o mesmo valor para 2019.

“Para construir uma sociedade melhor e mais justa precisamos investir em quem futuramente estará assumindo o comando da nossa cidade e país, por isso destinei uma emenda para execução de um projeto que ensina os jovens a fazerem o controle social dos gastos públicos”, destacou Delmasso.

Durante o encontro, o controlador-geral afirmou que o projeto tem sido fundamental para criar a participação cidadã. “Os alunos que participam do trabalho de auditoria nas escolas passam a entender que muitos dos problemas que ocorrem na escola são feitos pelos próprios estudantes, como por exemplo, um banheiro quebrado e uma cadeira pichada. É um projeto de controle social, a sociedade quem faz a mudança. O apoio do deputado Delmasso vai ajudar muito na premiação dos professores, que é essencial”, afirma Filho.

Em 2017, o Programa Controladoria na Escola funcionou em 104 escolas. Para 2018, em virtude do sucesso da proposta, serão abertas 200 vagas. O Controladoria na Escola, lançado em 2016, visa estimular a participação de professores e alunos em ações cidadãs e de controle social dentro do ambiente escolar. Com o projeto Monitorando Minha Escola, o Centro Educacional 14 de Ceilândia ficou em primeiro lugar no Prêmio Escola de Atitude. Desde a auditoria cívica, alunos escolheram um problema relevante para a escola e partiram para buscar a solução. Planejaram e executaram, com esforço de todos, projetos que modificaram a realidade do ambiente escolar.

Já no Centro de Ensino Fundamental 404 de Samambaia, os alunos, depois de apontarem problemas de limpeza no pátio e nos banheiros, se reconheceram como os responsáveis e mudaram de atitude. Além disso, após concluírem que a merenda precisava de mais qualidade, planejaram e executaram uma horta comunitária.

Texto e foto: Ascom – deputado distrital Rodrigo Delmasso
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.