Regulamentada lei de Delmasso que obriga publicação de filas do SUS no DF

Regulamentada lei de Delmasso que obriga publicação de filas do SUS no DF

As novas regras visam oferecer maior transparência nos atendimentos e lista de espera no Sistema Único de Saúde do Distrito Federal

Brasília (DF) – Foi regulamentada a Lei nº 6.219, de 3 de setembro de 2018 do deputado distrital Delmasso (PRB) que institui a divulgação de indicadores de saúde, como número de atendimentos e lista de espera para cirurgias na Rede Pública de Saúde do DF. O Decreto Nº 39.435 estabelece a Sala de Situação, que disponibiliza todos os dados na internet.

O objetivo é dar mais transparência ao atendimento, às filas de consultas, cirurgias, dentre outros procedimentos. “Não deve existir o ‘furar a fila’, porque isso é crime. Por isso é importante essa transparência para mostrar a quantidade de pessoas que estão aguardando, para acabar com o sentimento do jeitinho brasileiro”, argumentou Delmasso.

Segundo o secretário adjunto de Gestão, Paulo Sellera, o site aumentou em 73% a transparência ativa dos dados da secretaria em apenas alguns meses de instalação. “Hoje, essa plataforma é exemplo para outros órgãos do DF e de fora também, para a divulgação de informações públicas de interesse social”, disse.

“É possível verificar a localização geográfica das unidades públicas de atendimento; mapas; prestação de contas em relação ao orçamento; dados epidemiológicos, como dengue, sífilis, AIDS/HIV; e número de atendimentos na área hospitalar e ambulatorial”, exemplifica o secretário de Saúde, Humberto Fonseca.

A Sala de Situação possui uma estrutura física, dentro da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, onde as informações são guardadas em computadores (hardwares), e em um espaço virtual. O endereço do portal é: https://salasit.saude.df.gov.br/.

Texto e fotos: Ascom – deputado distrital Delmasso, com informações da Agência Brasília
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.