Marcos Pereira defende investimentos do governo em inovação

Marcos Pereira defende investimentos do governo em inovação

“Sem inovação não haverá desenvolvimento econômico, e sem desenvolvimento econômico não haverá emprego e renda”, diz deputado do Republicanos

Brasília (DF) – O deputado federal Marcos Pereira (Republicanos-SP) defendeu hoje (5) a ampliação dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento e disse que “sem inovação não haverá desenvolvimento econômico, e sem desenvolvimento econômico não haverá emprego e renda”. Ele participou nesta tarde de um almoço-reunião na Confederação Nacional da Indústria (CNI) que reuniu o ministro Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), os presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre (ambos do DEM), o presidente da entidade, Robson Braga, e dezenas de empresários.

Vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira mencionou um artigo publicado hoje no jornal O Globo, assinado por Maia e 18 líderes partidários (de todo o espectro político) – inclusive pelo deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos–RR), no qual afirmam que “o governo brasileiro tem dado sinais em sentido contrário”. Ou seja, em vez de ao menos manter os recursos voltados à área, a atual gestão realizou “um forte contingenciamento e tentou mudanças que poderiam ter desestruturado o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Informação”.

Leia o artigo aqui

O texto compara o crescimento do Brasil e da China. Em 1990, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro era superior ao chinês. Em 30 anos, “a China investiu pesadamente em pesquisa e desenvolvimento. Hoje, é o segundo país no mundo que mais reserva dinheiro à área, 10 vezes mais recursos que o Brasil destina por ano”, escreveram.

Para Marcos Pereira, que é também presidente nacional do Republicanos, é alta a correlação entre o desenvolvimento econômico dos países que investiram em P&D, como demonstram ao longo dos anos Estados Unidos, Alemanha, Japão, Coreia do Sul e Israel. “Durante minha gestão como ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços investimos no desenvolvimento da Indústria 4.0, nas startups e em diversas frentes de inovação”, afirmou o deputado, que liderou missões ao Vale do Silício, a Israel e Alemanha enquanto ministro.

Ele também garantiu que a Câmara está pronta para votar alterações na Lei de Informática, cujo pedido de urgência já foi aprovado, e que apenas espera uma sinalização do governo por um eventual envio de Medida Provisória sobre o assunto. Saiba mais sobre esta lei aqui.

O historiador israelense Yuval Harari, autor dos beste-sellers Sapiens, Homo Deus e 21 Lições para o Século 21, disse ontem (4), durante evento em São Paulo, “que governos de ‘direita nacionalista’ não estão preparados para enfrentar temas relacionados à ciência e tecnologia”. Harari afirmou que “eles simplesmente não têm respostas para questões como mudança climática, ascensão da inteligência artificial e avanços tremendos da biotecnologia e da bioengenharia.

“Essas coisas vão transformar a própria evolução humana. E, quando você escuta o que a extrema direita tem a dizer, vê que eles não têm ideia alguma sobre esses temas. Afirmam que mudança climática é ‘fake news’, não têm nada a dizer sobre as revoluções tecnológicas e sobre como lidar com a revolução da automação”, assinalou o escritor.

O fato de o artigo de hoje publicado no O Globo ter sido assinado por líderes de quase todos os partidos com representatividade no Congresso denota a importância que os parlamentarem estão dando ao tema. Cabe ao governo entender o recado e trabalhar conjuntamente pelo desenvolvimento que colocou a China como uma potência mundial em apenas três décadas.

Texto: Diego Polachini / Ascom – deputado federal Marcos Pereira
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.