Hélio Costa propõe pena tripla a golpista do bilhete premiado

Projeto de lei atinge também aqueles que praticam crime no comércio com a venda de mercadoria falsificada

Brasília (DF) – O deputado federal Hélio Costa (PRB-SC) quer uma pena mais rígida para golpistas do bilhete premiado e causadores de fraudes no comércio. O parlamentar catarinense propõe, por meio do Projeto de Lei nº 2512/2019, a alteração dos artigos 171 e 175 do Decreto-Lei de 7 de dezembro de 1940 para aplicar uma pena triplicada aos crimes de estelionato praticados contra idosos e pessoas com enfermidade ou deficiência mental.

O crime de estelionato, previsto no artigo 171, é uma infração que envolve uma fraude. O delito ocorre quando o autor se utiliza de um meio ilegal para obter uma vantagem ilícita em prejuízo de alguém.

Para o republicano, é preciso um basta no dano causado ao cidadão de bem. “Quero que a pena seja triplicada contra quem se aproveitar da fragilidade de idosos e deficientes para aplicar golpes como o do bilhete premiado. Bandidos deste tipo nem merecem ser chamados de fios desencapados, são vagabundos e covardes. Já vi pessoas que sacaram a aposentadoria e na saída caíram na lábia do bandido e entregaram boa parte do dinheiro, se não todo. Chega disso”, explicou.

Na mesma linha, o Projeto de lei visa pena triplicada para o crime previsto no artigo 175 que acontece quando o agente engana, no exercício da atividade comercial, o consumidor vendendo mercadoria falsificada ou danificada.

“Há outros golpes mais difíceis de se proteger, o criminoso se veste de pesquisador e rouba os dados da vítima para abrir contas no comércio. É um dos piores tipos de crime: a vítima, disposta a ajudar o próximo, acaba tendo sua vida prejudicada. Há bandido por aí que é a verdadeira mão de obra especializada nisso, e pode enganar a qualquer um. Mas prefere os mais vulneráveis. Proponho cadeia ríspida pra eles”, disse o parlamentar.

Texto: Ascom – Deputado Federal Hélio Costa (PRB-SC)
Foto: Douglas Gomes / Ascom – Liderança do PRB na Câmara

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.