Deputados da Comissão do Meio Ambiente visitam mais duas barragens na BA

Deputados da Comissão do Meio Ambiente visitam mais duas barragens na BA

Colegiado, presidido pelo deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), visitou as barragens de Santo Antônio e de Tabua II, ambas situadas no município de Ibiassucê

Salvador (BA) – A Comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia, presidida pelo deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), visitou na quinta-feira (23), as barragens de Santo Antônio e de Tabua II, ambas situadas no município de Ibiassucê, localizado a 625 quilômetros de Salvador. O objetivo foi averiguar as condições de segurança dos reservatórios, que são de responsabilidade do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs).

De acordo com informações do engenheiro agrônomo e assessor técnico da Comissão, Eduardo Macário, o vertedouro da Barragem de Tabua II está danificado de modo que não existe capacidade de armazenamento, ou seja, o que pode acontecer em caso de fortes chuvas é simplesmente a água correr normalmente pela calha de drenagem natural. Situação bem diferente da barragem de Santo Antônio. “Essa última é classificada como de risco (2), podendo, em caso de chuvas fortes, ocorrer o seu rompimento com graves consequências para a população de Ibiassucê, passando do estado de risco para estado de perigo”, explicou.

Para José de Arimateia, houve um equívoco por parte da Agência Nacional de Águas (ANA) em não classificar a Barragem de Santo Antônio como de risco em seu relatório que pontua 10 barragens na Bahia com ameaça de rompimento. O parlamentar ressaltou a grande importância desse equipamento para o fornecimento de água à população local. “Inclusive o volume de água acumulado, segundo os representantes do Dnocs, vereadores e prefeitura da cidade, é suficiente apenas para este ano, mas caso não tenha chuvas, existirá a necessidade de racionamento”, disse o republicano, que irá ao Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), em Fortaleza, no próximo dia 31 de maio, para dialogar sobre a situação das barragens do estado.

Pela falta de uma manutenção contante a Barragem de Santo Antônio enfrenta problemas com o excesso de vegetação, necessidade de conserto do sistema hidromecânica e na operação de desassoreamento do reservatório nos trechos aterrados pela Valec durante a construção da estrada de ferro. Já a Barragem de Tabua II apresenta problemas também na quantidade de vegetação, na continuidade da reforma do vertedor e na manutenção do acesso.

Mais visitas

Outras duas barragens ainda serão vistoriadas na Bahia pela Comissão do Meio Ambiente. No dia 30 de maio será a vez da Barragem de Zabumbão, no município de Paramirim. Já no dia 10 de junho, a Barragem de Cariacá, em Monte Santo, também vai ser analisada por engenheiros e deputados integrantes do Colegiado, uma sugestão do deputado estadual e membro suplente da Comissão, Laerte do Vando (PSC).

Até o presente momento, os parlamentares que integram a Comissão já visitaram a Barragem de Araci, a RS1 e RS2, em Camaçari, situada na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a Barragem de Afligidos, localizada no município baiano de São Gonçalo dos Campos, a Barragem de Rejeitos Mineração Caraíba S/A, em Jaguarari, a barragem de Apertado, em Mucugê, a de Pinhões, em Juazeiro, a barragem de Cipó, no município de Mirante e a barragem Luiz Vieira. A apresentação do relatório final sobre a situação das 13 barragens analisadas será no dia 19 de junho, ás 10h15, na Sala Eliel Martins, localizada na Casa Legislativa.

Texto: Ludmilla Cohim / Ascom – deputado estadual José de Arimateia
Edição: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.