David Durand homenageia representantes das artes marciais no CE

David Durand homenageia representantes das artes marciais no CE

Segundo o republicano, iniciativa visa não só homenagear os responsáveis por propagar as artes marciais e lutas, mas também trazer a público as demandas do esporte

Fortaleza (CE) – A pedido do deputado estadual David Durand (PRB-CE) a Assembleia Legislativa do Ceará homenageou, na sexta-feira (2), representantes das artes marciais e lutas praticadas no estado. De acordo com o parlamentar, a iniciativa visa não só homenagear os responsáveis por propagar as artes marciais e lutas no Ceará, mas também trazer a público as demandas dos praticantes desses esportes.

“Nós queremos chamar a atenção para esses brilhantes e valorosos guerreiros que têm feito um trabalho excelente, excepcional e de grande importância. Temos aí pessoas que estavam a caminho de uma perdição, mas, por conta do trabalho de cada um dos senhores, essas pessoas foram resgatadas, e para uma atividade tão importante e valiosa como a do esporte”, disse David Durand.

Para o presidente da Federação Cearense de Luta Livre Esportiva, Marcos Mota, a arte marcial é uma peça fundamental para o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos que hoje vivem em uma situação precária. “O estado não nos reconhece, não dá valor ao serviço que fazemos, mas é com esse tipo de solenidade que podemos mudar essa história. A arte marcial precisa ser unida, independentemente da modalidade. Nós, presidentes das federações, precisamos nos unir e trabalhar juntos para o engrandecimento das artes marciais em nosso estado”, defendeu.

Já o presidente da Confederação Brasileira de Karatê (CBK), Luis Carlos Cardoso do Nascimento, ressaltou que as artes marciais têm o mesmo ponto de nascimento e convergem para o mesmo objetivo de respeito, disciplina, determinação e formação do cidadão. “Ninguém prega mais amor do que quem se doa para que o colega lute, para que o colega exercite sua técnica. Isso é uma doação. Isso precisa ser entendido por pessoas que fazem a educação do nosso estado, para aceitar projetos de lei e levar essa busca da amizade para a escola com algo que é aparentemente contraditório: vai ensinar luta? Não, vai educar pela luta”, afirmou.

O atleta de boxe Thomaz Diego relatou como encontrou na luta o apoio necessário para superar a dependência química. Ele disse enxergar as artes marciais como uma ferramenta de transformação por meio da qual é possível modificar e fortalecer novos caminhos e valores. “Por isso o trabalho desenvolvido por nossos mestres precisa mais do que ser valorizado, precisa de apoio. Devemos afastar o mito da violência nas artes marciais e exaltá-las como uma forma de desenvolver o autocontrole”, pontuou.

Segundo o secretário municipal de Esporte e Lazer de Fortaleza, Ronaldo Martins (PRB), o esporte recupera, auxilia e tira a juventude da ociosidade e das drogas. O secretário destacou ainda que tem investido na inclusão das lutas e artes marciais nos núcleos de esporte gratuito para a juventude. “Nesse projeto, cerca de 5.780 crianças e adolescentes são beneficiados e, somente nas lutas, quase mil atletas participam, sendo seis núcleos de Karatê, dois de Muay Thai, dois de Boxe, dois de Judô, dois Jiu Jitsu e dois de Capoeira; cada núcleo, em média, com 60 alunos”, informou o republicano, presidente do PRB Ceará.

A solenidade homenageou 29 representantes de Luta Livre, MMA, Muay Thai, Karatê, Judô, Jiu Jitsu, Krav Magá, Taekwondo, Kung Fu, Boxe, Capoeira e Luta Greco-Romana Wrestling.

Também participaram da solenidade o vereador de Fortaleza Carlos Dutra; o vereador de Pacatuba, Ilton Freitas (PRB); a coordenadora estadual do PRB Mulher, Cássia Vasconcelos; e o coordenador estadual do PRB Juventude, Anderson Pinheiro.

Texto e fotos: Ascom – Assembleia Legislativa do Ceará
Edição: Agência PRB Nacional 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.