Cooperativismo ganha frente parlamentar no Pará

Cooperativismo ganha frente parlamentar no Pará

A deputada estadual Professora Nilse (Republicanos) comandou a instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo Paraense (Frencoop-PA)

Belém (PA) – Com objetivo de fortalecer o setor de reciclagem no Pará, a deputada estadual Professora Nilse Pinheiro (Republicanos-PA) instalou, na sexta-feira (20), a Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo Paraense (Frencoop-PA). O evento contou com a participação de autoridades, representantes das cooperativas e do deputado federal Vavá Martins (Republicanos-PA).

“A frente veio para fortalecer as relações institucionais, elaborar material propositivo para formulação de legislações e transformar a agricultura familiar, o associativismo e a economia criativa no estado do Pará. Atualmente, existem cerca de 215 cooperativas registradas e elas encontram-se espalhadas em mais de 120 municípios, e os cooperados empregam quatro mil pessoas direta e indiretamente nos ramos da agropecuária, saúde, crédito, educação, consumo, trabalho, mineral, infraestrutura, transporte e produção”, relatou a deputada Nilse.

Para ela, o colegiado veio para apoiar e participar de ações das cooperativas, promovendo a integração com órgãos competentes no estado. “Essa iniciativa de termos a Frente em Defesa do Cooperativismo ajudará o homem do campo e o pequeno e médio produtor da área rural e urbana em vários setores produtivos do estado, diminuindo o desemprego”, afirmou a deputada.

O deputado federal Vavá Martins, representando a Câmara dos Deputados, manifestou apoio à instituição do colegiado. “Esta frente precisa trabalhar no sentido de favorecer as cooperativas para acessar recursos e diminuir os mecanismos que burocratizam o processo de regularização”, sinalizou o parlamentar sobre o papel que as cooperativas têm no combate ao desemprego na geração de renda. Ele referiu-se a produção do açaí, do cacau e em outros ramos, como as áreas da mineração e verticalização de metais e semi-metais.

A frente é fortalecida com a composição de seis deputados como membros efetivos da Frencoop: Dra. Heloisa Guimarães, Igor Normando, Dirceu Ten Caten, Ozório Juvenil e Carlos Bordálo.

Regulamentação

A frente parlamentar avança agora para a regulamentação da Lei Estadual do Cooperativismo, n° 7.780/2013, que estabelece as políticas públicas para o fomento da atividade no Pará. A lei foi aprovada pela Alepa em 2013, por unanimidade. No mesmo ano, o Governo do Estado do Pará sancionou o normativo que, na teoria, promoveria incentivos financeiros, econômicos e fiscais. No entanto, o Poder Executivo ainda não regulamentou aspectos essenciais para a aplicação da Lei.

Texto: Rita Martins / Ascom – deputada estadual Nilse Pinheiro
Fotos: Yeda Loiola / Ascom – deputada estadual Nilse Pinheiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.