Condesb aprova carta proposta por Squassoni contra queima de gases em Guarujá (SP)

Condesb aprova carta proposta por Squassoni contra queima de gases em Guarujá (SP)

“É um problema de dimensão metropolitana, por isso, é importante o apoio do Condesb”, comentou o deputado federal Marcelo Squassoni

Bertioga (SP) – O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) aprovou, na quinta-feira (27), em reunião realizada em Bertioga, proposta do deputado federal Marcelo Squassoni (PRB-SP) de firmar posição contrária à queima de gases tóxicos em Guarujá. A entidade, que reúne prefeitos de nove cidades e representantes do governo do estado, se manifestará formalmente, por meio de carta dirigida à Codesp e aos Ministérios Públicos Estadual e Federal.

Os gases tóxicos em questão – entre eles a fosfina – estão em 115 cilindros esquecidos há aproximadamente 20 anos no Armazém 11 do Porto de Santos. Considerando o potencial explosivo do material, que pode atingir um raio de até 10 quilômetros, a Codesp, que administra o Porto, elaborou proposta inicial de realizar a queima dos gases nas dependências da Base Aérea de Santos, que fica no Distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá. Outras opções já estão em estudo, mas a primeira hipótese conta com o apoio do Ministério Público do Estado de São Paulo.

“É um problema de dimensão metropolitana, por isso, é importante o apoio do Condesb. Não se sabe ao certo os riscos que essa queima ofereceria à população, mas sabe-se que Guarujá, Santos e São Vicente, principalmente, seriam as cidades mais impactadas”, explanou o parlamentar. “Outras opções estão em estudo, como o descontinuamento adequado dos cilindros em alto mar, depois das 200 milhas territoriais brasileiras, onde não haverá danos a ninguém, nem ao meio ambiente”, acrescentou Squassoni.

Prefeito de Guarujá, Valter Suman corroborou as palavras do deputado republicano e complementou que estudos apontam que o trabalho de queima dos gases consumiria mais de 20 dias, o que demonstra o quanto a operação seria delicada. Presidente do Condesb e prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão reconheceu a legitimidade da proposta do deputado e colocou-a em votação, que terminou aprovada sem objeções.

SPU

A pedido de Squassoni, participou da reunião do Condesb em Bertioga o titular da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Sidrack Correia Neto, que veio de Brasília para detalhar aos prefeitos da Baixada Santista a Portaria nº 113 da SPU, que permite às cidades litorâneas assumirem a gestão de suas praias. “É uma iniciativa inédita que vai aperfeiçoar a relação dos municípios com a União. Porém, sempre sob a supervisão da SPU”, destacou o secretário.

As prefeituras de Praia Grande e São Vicente já aderiram à proposta. Santos já está levantando documentação nesse sentido. Durante a reunião, o prefeito de Bertioga, Caio Matheus (PSDB), também confirmou que irá requerer o direito à gestão das praias do município.

Texto e foto: Ascom – deputado federal Marcelo Squassoni

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.