Comissão de Constituição e Justiça aprova PEC do Orçamento Impositivo

Comissão de Constituição e Justiça aprova PEC do Orçamento Impositivo

PEC voltou a tramitar na Câmara por sugestão do líder do PRB, deputado federal Jhonatan de Jesus (RR)

Brasília (DF) – A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou na segunda (15) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 34/19, que determina a execução obrigatória das emendas apresentadas pelas bancadas estaduais e do Distrito Federal ao Orçamento da União.

A proposta aprovada veio do Senado e tomou como base a PEC 2/15, do deputado Hélio Leite (DEM-PA), que voltou a tramitar na Câmara por sugestão do líder do PRB, deputado federal Jhonatan de Jesus (RR). A PEC 2/2015 foi pautada e aprovada pelo Plenário da Câmara em março deste ano, por ampla maioria (448 a 3 no 1º turno e 453 a 6 votos no 2º turno), mas sofreu alterações no Senado, recebeu novo número (PEC 34/2019) e teve que retornar para nova avaliação dos deputados.

Para Jhonatan de Jesus, a modificação do conceito de Orçamento Autorizativo para Orçamento Determinativo trará mais transparência à execução dos recursos. A PEC 34/19 ainda será analisada por uma comissão especial e depois seguirá para nova votação em dois turnos no Plenário da Câmara.

Se sofrer mais alguma alteração, terá que retornar ao Senado já que uma proposta de emenda à Constituição só pode ser implementada após o mesmo texto ser aprovado pelas duas casas legislativas.

Saiba mais

As emendas parlamentares são recursos do Orçamento que o Congresso direciona para obras e benfeitorias nas cidades brasileiras. Em geral, os deputados e senadores direcionam esses recursos para suas regiões de origem. Hoje, as emendas individuais já são consideradas impositivas. O que a PEC faz é estender essa obrigação para as emendas de bancada dos estados e do DF.

Texto: Érica Junot, com edição de Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.