Diabéticos passarão a ter prioridade assim como os idosos, gestantes e deficientes.
Publicado em 4/11/2015 - 00:00
Macapá (AP) – A Assembleia Legislativa do Amapá analisa o Projeto de Lei nº 0261/2015, de autoria do deputado estadual Oliveira (PRB-AP), que garante atendimento diferenciado para diabéticos que chegarem aos estabelecimentos de saúde do Estado em regime de jejum total para a realização de exames.
Pelo texto, os diabéticos passam a ter prioridade assim como os idosos, as gestantes e os deficientes. Os estabelecimentos de saúde tanto públicos como particulares terão que identificar os pacientes com diabetes assim que eles chegarem para que seja dada prioridade no atendimento.
O republicano explica que a iniciativa visa proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes com diabetes. “As pessoas portadoras de diabetes necessitam realizar exames periódicos. Esse projeto representa um grande avanço e visa proporcionar a esses pacientes mais qualidade de vida, uma vez que sua rotina não pode ser alterada”, disse.
Oliveira lembra que o diabético não deve fazer jejum maior que oito horas, bem como aplicar insulina se for insulino-dependente ou a medicação antidiabetogênica, pois como ficará em jejum, o risco de hipoglicemia é grande. “Estes são, em síntese, os cuidados que o diabético deve tomar quando da necessidade de exames médico que exijam jejum prolongado, fato que justifica a presente propositura, com vistas à proteção das pessoas portadoras dessa doença”, aponta o parlamentar.
Fonte e foto 01: Ascom – Assembleia Legislativa do Amapá
Foto 02: Ascom – deputado estadual Oliveira
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.