Rogéria Santos homenageia escoteiros em Salvador

Na ocasião, vereadora republicana foi agraciada com uma medalha pelo apoio oferecido e seus trabalhos realizados em favor do Movimento de Escoteiros

Publicado em 7/5/2018 - 00:00

Rogéria Santos homenageia escoteiros em Salvador
Na ocasião, vereadora republicana foi agraciada com uma medalha pelo apoio oferecido e seus trabalhos realizados em favor do Movimento de Escoteiros

Salvador (BA) – Por iniciativa da vereadora Rogéria Santos (PRB), a Câmara Municipal de Salvador promoveu uma sessão especial em comemoração à Semana Municipal do Escotismo.

Participaram do debate o deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), a presidente do grupo de escoteiros do mar João das Bottas, Adriana Santos, o conselheiro nacional da União dos Escoteiros do Brasil, Antônio Luís Malafaia, além de várias autoridades.

“O escotismo possui um alto grau de relevância para a população, visto que os conceitos e valores que embasam esse movimento têm o objetivo de formar pessoas melhores, indivíduos que acima de tudo desejam servir ao outro”, relatou Rogéria Santos.

História do Escotismo

Em 1907, nascia na Inglaterra o movimento dos escoteiros, quando o lord Robert Stephenson Smyth Baden-Powell reuniu um grupo com 20 garotos com a proposta de ensiná-los sobre como sobreviver em situações adversas e desenvolver habilidades físicas, intelectuais e afetivas. Durante oito dias, Baden-Powell ensinou aos jovens a respeito de convivência em equipe, técnicas de primeiros socorros, observação e outras atividades. O objetivo do lord Robert Stephenson era tornar aqueles rapazes independentes e cidadãos de valor.

No Brasil, a primeira escola de escotismo foi fundada no dia 17 de abril de 1910, no Rio de Janeiro, e se chamava Centro de Boys Scouts do Brasil. Por ser um movimento que não propicia apenas atividades aos participantes, mas visa tornar os membros do movimento pessoas responsáveis e conscientes quanto seu papel na sociedade.

“Por trás de atividades lúdicas está um modelo didático que trabalha valores humanos com a finalidade de ajudar os jovens a desenvolverem os seus objetivos tanto físicos como intelectuais. A combinação de aprendizado, diversão e aventura é capaz de conquistar participantes fiéis, capaz de deixar uma vida inteira à causa e esse é meu caso”, declarou Jacinara Moraes, coordenadora da rede dos jovens líderes da Bahia.

A Promessa e a Lei Escoteira

A promessa escoteira é feita voluntariamente pelo jovem, que se compromete a se portar segundo a orientação moral do movimento e reconhece que existem deveres a serem cumpridos. No momento que Baden-Powell idealizou a lei escoteira ele não estabeleceu leis proibitivas, mas princípios que colaborem para construção de um cidadão benévolo. Os conceitos da lei escoteira são: honra, integridade, lealdade, presteza, amizade, cortesia, respeito e proteção da natureza, responsabilidade, disciplina, coragem, ânimo, bom-senso, respeito pela propriedade e autoconfiança.

“O movimento dos escoteiros possui um alto grau de relevância em nossas vidas e afirmo isto porque ingressei no escotismo como uma criança rebelde e desacreditada, mas por meio da Lei Promessa me tornei um homem honrado. Quando nós vivemos a proposta dessa corrente passamos a ter o prazer em respeitar o próximo, viver em harmonia e amar a Deus”, afirmou Ademir dos Santos, diretor executivo dos Escoteiros.

Homenagens

Em reconhecimento à importância que o movimento possui para os voluntários, os escoteiros e a sociedade, Rogéria Santos apresentou o Projeto de Lei nº 293/2017 que institui a Semana Municipal em Comemoração ao Escotismo, a ser realizada anualmente no mês de abril. A proposta resultou na Lei Municipal nº 9.335/2018, sancionada no dia 27 de fevereiro de 2018 pelo prefeito ACM Neto. 

“A vereadora Rogéria Santos teve a brilhante ideia de criar a Semana Municipal dos Escoteiros que visa conscientizar nossa população acerca desse movimento. Atualmente, ainda existem jovens que não conhecem o trabalho realizado pelos escoteiros. E na medida em que essa lei chegar às escolas e comunidades, essa corrente crescerá e a nossa juventude será composta por moças e rapazes conscientes do seu papel na sociedade”, disse José de Arimateia.

Durante a solenidade, a vereadora republicana foi agraciada com uma medalha pelos escoteiros da Bahia, pelo apoio oferecido e seus trabalhos realizados em favor do Movimento de Escoteiros.

“Quando conheci a proposta dos escoteiros fiquei encantada. Os princípios e valores que são inerentes ao grupo me conquistaram e confesso que ao receber a medalha de gratidão ouro, de um movimento cujo tenho grande admiração, me deixa honrada!”, acrescentou Rogéria Santos.

Texto: Priscila Andrade / Ascom – vereadora Rogéria Santos
Fotos: Tiago Alan

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend