Prefeitura de Caxias do Sul autoriza compra de medicamentos para distribuição nas UBS’s

Prefeitura de Caxias do Sul autoriza compra de medicamentos para distribuição nas UBS's

“Assumimos o compromisso que saúde é prioridade. Estamos trabalhando para disponibilizar os medicamentos que a população precisa”, destacou o prefeito

Caxias do Sul (RS) – A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) encaminhou a compra dos medicamentos que estão em falta desde a metade do ano passado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município. A liberação de cerca de R$ 1 milhão para investimento em remédios foi tratada como prioridade pela nova administração. A previsão é de que a situação esteja regularizada na segunda quinzena de fevereiro.

Dos 238 itens que compõem a cesta de remédios distribuídos nas unidades, 53 estão com o estoque zerado, a maioria para hipertensão e diabetes. A compra de medicamentos é feita em conjunto entre município, estado e União, sendo que a contribuição municipal corresponde à maior parte do total. No ano passado, os repasses da antiga administração do município sofreram diminuição na ordem de 68%, em virtude de medidas de contenção de gastos. A redução dos investimentos acabou por se refletir na falta de produtos.

A questão foi tratada como prioridade pelo novo governo, que entende o gesto como humanização da gestão pública. “O remédio, além de ser tratamento, é prevenção. Assumimos o compromisso que saúde é prioridade. Estamos trabalhando para disponibilizar os medicamentos que a população precisa. É um ato desumano a pessoa precisar de remédio e não ter. Nós temos que entregar o que é de direito da população”, destacou o prefeito Daniel Guerra (PRB).

A compra foi uma das primeiras ações do secretário da Saúde, Darcy Ribeiro Pinto Filho. A medida só foi possível graças ao novo modelo de gestão financeira, que privilegia o eixo central do governo: saúde, educação e segurança. O prazo para liberação do material, até a segunda quinzena de fevereiro, se deve ao período necessário para a chegada das encomendas, a conferência e o destino da medicação às 47 unidades.

Enquanto a entrega de remédios não estiver em dia, a Secretaria da Saúde indica que os usuários procurem medicamentos por meio do Programa Farmácia Popular ou da rede conveniada, a fim de buscar produtos de forma gratuita ou a preços simbólicos.

Texto: Ascom – prefeitura de Caxias do Sul
Foto: Daniel Bianchi

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.