Patriciana Guimarães promove debate sobre a importância da Guarda Municipal de Macapá

Patriciana Guimarães promove debate sobre a importância da Guarda Municipal de Macapá

O debate foi proposto pela republicana após a categoria reivindicar o cumprimento da Lei nº 13.022/2014

Macapá (AP) – Por iniciativa da vereadora Patriciana Guimarães (PRB), a Câmara Municipal de Macapá promoveu, na última semana, uma audiência pública sobre a importância da Guarda Municipal para a segurança pública do município. 

O debate foi proposto pela republicana após a categoria reivindicar o cumprimento da Lei nº 13.022/2014. A legislação versa que os cargos em comissão das guardas municipais deverão ser providos por membros efetivos do quadro de carreira do órgão ou entidade. Outro assunto que ganhou destaque foi a possibilidade de armamento pela Guarda Municipal de Macapá.

Patriciana destaca que a categoria questiona o cargo do atual comandante da Guarda Municipal, que não pode exercer a função por não fazer parte do quadro efetivo da corporação, o que fere as normas previstas na Lei nº 13.022/2014. 

Patriciana Guimarães promove debate sobre a importância da Guarda Municipal de Macapá“Afirmam que na Guarda Municipal não têm pessoas capacitadas para comandar. Afirmo que temos pessoas graduadas e pós-graduadas em Segurança Pública, prontas para comandar uma equipe. Não podemos desqualificar um profissional e continuar no descumprimento da lei”, apontou Aldair Santos, guarda municipal.

De acordo com uma pesquisa feita pelo jurídico da vereadora, de janeiro a setembro deste ano, foram registrados 99 homicídios com arma de fogo e 41 por arma branca no município de Macapá. “O povo clama, pede e grita por socorro. Não podemos mais aceitar que a violência invada os lares das famílias desta cidade. Não podemos ficar de braços cruzados diante de um assunto tão sério e importante. Precisamos debater, criar soluções e apontar erros”, afirmou Patriciana Guimarães.

Providências

Em resultado imediato, a Câmara Municipal de Macapá se comprometeu em encaminhar um documento à Prefeitura de Macapá para o cumprimento da lei federal, em um prazo de 30 dias.

Participantes

O evento contou com a participação do delegado de Polícia, Elder Farias; o comandante do Bope, tenente-coronel Paulo Matias; o comandante da Guarda Municipal, Ubiranildo Macêdo; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Amapá, dr. Paulo Campelo; e membros da Guarda Municipal.

Texto e foto: Ascom – vereadora Patriciana Guimarães

 

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.