Patriciana Guimarães promove debate sobre a importância da Guarda Municipal de Macapá

Patriciana Guimarães promove debate sobre a importância da Guarda Municipal de Macapá

O debate foi proposto pela republicana após a categoria reivindicar o cumprimento da Lei nº 13.022/2014

Macapá (AP) – Por iniciativa da vereadora Patriciana Guimarães (PRB), a Câmara Municipal de Macapá promoveu, na última semana, uma audiência pública sobre a importância da Guarda Municipal para a segurança pública do município. 

O debate foi proposto pela republicana após a categoria reivindicar o cumprimento da Lei nº 13.022/2014. A legislação versa que os cargos em comissão das guardas municipais deverão ser providos por membros efetivos do quadro de carreira do órgão ou entidade. Outro assunto que ganhou destaque foi a possibilidade de armamento pela Guarda Municipal de Macapá.

Patriciana destaca que a categoria questiona o cargo do atual comandante da Guarda Municipal, que não pode exercer a função por não fazer parte do quadro efetivo da corporação, o que fere as normas previstas na Lei nº 13.022/2014. 

Patriciana Guimarães promove debate sobre a importância da Guarda Municipal de Macapá“Afirmam que na Guarda Municipal não têm pessoas capacitadas para comandar. Afirmo que temos pessoas graduadas e pós-graduadas em Segurança Pública, prontas para comandar uma equipe. Não podemos desqualificar um profissional e continuar no descumprimento da lei”, apontou Aldair Santos, guarda municipal.

De acordo com uma pesquisa feita pelo jurídico da vereadora, de janeiro a setembro deste ano, foram registrados 99 homicídios com arma de fogo e 41 por arma branca no município de Macapá. “O povo clama, pede e grita por socorro. Não podemos mais aceitar que a violência invada os lares das famílias desta cidade. Não podemos ficar de braços cruzados diante de um assunto tão sério e importante. Precisamos debater, criar soluções e apontar erros”, afirmou Patriciana Guimarães.

Providências

Em resultado imediato, a Câmara Municipal de Macapá se comprometeu em encaminhar um documento à Prefeitura de Macapá para o cumprimento da lei federal, em um prazo de 30 dias.

Participantes

O evento contou com a participação do delegado de Polícia, Elder Farias; o comandante do Bope, tenente-coronel Paulo Matias; o comandante da Guarda Municipal, Ubiranildo Macêdo; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Amapá, dr. Paulo Campelo; e membros da Guarda Municipal.

Texto e foto: Ascom – vereadora Patriciana Guimarães

 

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.