José Freitas defende divulgação de lista de espera para o SUS em Porto Alegre

Vereador José Freitas afirma o objetivo é garantir a publicidade e a transparência aos usuários do SUS que aguardam consultas, exames e cirurgias

Porto Alegre (SP) – Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre uma proposta de autoria do vereador José Freitas (PRB) que pretende obrigar a divulgação de lista informando a relação de pacientes que aguardam pela realização de consultas com especialistas, exames ou cirurgias em estabelecimentos da rede pública de saúde do município ou conveniados. 

Na lista a ser exigida deverão constar a data de solicitação do procedimento e a identificação dos pacientes exclusivamente pelo número do seu Cartão Nacional de Saúde, do Sistema Único de Saúde (SUS). As informações deverão ser especificadas pelo tipo de procedimento.

Caso o projeto seja aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito, a nova lei entrará em vigor 120 dias após a data de sua publicação no Diário Oficial de Porto Alegre.

Direitos constitucionais

José Freitas afirma que seu objetivo é garantir a publicidade e a transparência aos usuários do SUS em Porto Alegre que aguardam consultas, exames e cirurgias, “efetivando não só esses deveres constitucionais da administração pública, mas também direitos constitucionais de dignidade da pessoa ao usuário que chega a esperar anos por uma cirurgia”.

Conforme o vereador, o projeto atende à Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 (Lei de Acesso à Informação), e também ao princípio da publicidade, um dos que regem a administração pública e contido na Constituição Federal de 1988. Ele lembra que a Lei Orgânica de Porto Alegre estabelece o mesmo juízo.

Na opinião de José Freitas, “dar transparência e fornecer aos munícipes instrumentos que possam facilitar o acompanhamento dos atos e dos serviços da administração pública mostram comprometimento do Executivo municipal com o cidadão porto-alegrense”.

Texto: Ascom – Câmara Municipal de Porto Alegre
Foto: Wagner Freitas

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.