Crivella lança aplicativo COR.Rio

Crivella lança aplicativo COR.Rio

Aplicativo fornece, em tempo real, informações sobre o que ocorre na cidade em diversas áreas, como previsão do tempo, transporte e trânsito

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) lançou nesta sexta-feira (30) o “COR.Rio”, aplicativo que fornece, em tempo real, informações sobre o que ocorre na cidade em diversas áreas, como previsão do tempo, transporte e trânsito. Uma das principais funções da ferramenta será a de alertar sobre a intensidade de chuvas e prevenir a população sobre os riscos. Uma sirene – ou alerta sonoro – será disparada via app quando o sistema de alarme da Defesa Civil for acionado, dependendo do local onde a pessoa se encontrar.

“O aplicativo vai popularizar ainda mais os serviços que o COR já presta aos moradores e turistas. É fundamental que esse lançamento ocorra agora, antes do verão, quando é maior a probabilidade de enfrentarmos problemas. Todas as informações, especialmente em momentos de crise, estarão disponibilizadas no aplicativo”, afirmou Crivella, durante a solenidade de lançamento que ocorreu no Palácio da Cidade, em Botafogo, Zona Sul.

O usuário também poderá contribuir com o sistema, reportando ocorrências que afetem a mobilidade urbana, como acidentes, queda de árvores e bolsões d’água, por exemplo. O app está disponível para o sistema Android e, a partir da próxima semana, será oferecido também no IOS. O lançamento é apenas uma das iniciativas adotadas pela Prefeitura para aperfeiçoar as medidas de prevenção e de alerta à população. Em breve, os estágios operacionais da cidade em caso de chuvas e outros acidentes vão mudar: os níveis de alerta passarão de três para cinco estágios. Até aqui, as fases eram Normalidade (1), Atenção (2) e Crise (3). A nova ordem será Normalidade (1), Observação (2), Atenção (3), Alerta (4) e Crise (5).

“Esse aplicativo vai trazer um reforço na cultura da prevenção. O Rio de Janeiro foi eleito uma das 50 cidades mais inteligentes do mundo, a única da América Latina. Ser uma cidade inteligente é prestar serviços que facilitem a vida do cidadão. Isso é que é fundamental. Hoje, 45% dos 980 serviços da Prefeitura já são digitais”, disse Julio Urdangarim, vice-presidente da Iplan Rio.

Desenvolvido pelo Centro de Operações Rio (COR) em parceria com a Empresa Municipal de Informática (IplanRio), o aplicativo lançado nesta sexta-feira disponibilizará imagens do radar meteorológico da Prefeitura e a lista das estações meteorológicas e dos pluviômetros do Sistema Alerta Rio. Também disponibilizará dados sobre o trânsito na cidade, a situação de diferentes modais do sistema de transporte público e os impactos causados por grandes eventos.

“O cidadão vai poder receber alertas em casos de emergência na cidade e ter muita informação para tomar as melhores decisões para o seu dia a dia, com base nesses dados – destaca Alexandre Cardeman, chefe executivo do COR.

Cerca de 60 professores e diretores de escolas municipais estiveram presentes no evento. Eles atuarão como multiplicadores da ferramenta para os cerca de 650 mil alunos e os funcionários da rede municipal de ensino e darão continuidade em suas unidades às medidas de prevenção. Até o verão, será lançado o Protocolo de Mobilização Escolar que fornecerá diretrizes de atuação à direção e ao corpo docente das escolas diante de chuvas fortes.

“A ideia é que todas as escolas da rede municipal usem o aplicativo para que as crianças cresçam com essa cultura da prevenção”, disse Alexandre Cardeman.

Aplicativo é alternativa ao Twitter Alerts

O aplicativo COR.Rio substituirá o serviço Twitter Alerts (envio de notificação para usuários cadastrados pelo COR), que vai deixar de ser oferecido a partir deste sábado, 31 de agosto. A suspensão foi uma decisão do próprio Twitter, que mantinha a parceria com o COR desde 2013. Como a mensagem não será mais enviada via Twitter, o Centro de Operações recomenda que os cidadãos baixem o aplicativo COR.Rio e ativem as notificações para recebimento dos alertas.

Por enquanto, o App em lançamento estará disponível apenas para o sistema Android. Ainda na próxima semana, será oferecido também no IOS.

Texto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro
Fotos: Edvaldo Reis

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.