Crivella entrega mais 200 crachás do programa Ambulante Legal

Crivella entrega mais 200 crachás do programa Ambulante Legal

Documento com QR Code foi distribuído para ambulantes que atuam em seis bairros

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), entregou na terça-feira (23), mais 200 crachás de identificação do Programa Ambulante Legal. O evento, no Palácio da Cidade, em Botafogo, reuniu titulares de licenças para comércio ambulante que atuam nos bairros do Centro, Caju, Mangueira, Paquetá, Santo Cristo e São Cristóvão.

“Esse documento que vocês estão recebendo hoje é muito importante.  É uma conquista de cada um de vocês. Parabéns! No total, mais de duas mil pessoas já têm em mãos a sua regulamentação”, afirmou Crivella, que fez questão de entregar pessoalmente cada um dos crachás.

Mais cedo, o prefeito falou da importância de organizar o comércio ambulante. “A nossa cidade precisa se organizar, nós temos muita gente na rua, e sabemos que é uma estratégia de sobrevivência nessa época de 350 mil desempregados do setor formal na nossa cidade. Agora, não pode vender produto roubado. Não pode, também, competir com o comércio formalizado. É o que estamos fazendo exaustivamente, as pessoas agora poderão chegar com o seu celular e verificar com o QR Code se o material que ele está vendendo é o que está previsto, se tem nota fiscal”, disse Crivella, durante a inauguração do tomógrafo do Hospital Ronaldo Gazolla, em Acari, Zona Norte da cidade.

O programa já alcançou 28 bairros na cidade. Além das regiões contempladas no evento desta terça-feira, Copacabana, Leme, Meier, Feira do Calçadão de Bangu, Campo Grande, Santa Cruz, Vila Kosmos, Anchieta, Cascadura, Coelho Neto, Guadalupe, Irajá, Madureira, Marechal Hermes, Oswaldo Cruz, Parque Anchieta, Pavuna, Ricardo de Albuquerque, Rocha Miranda, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Vista Alegre também já foram alcançados pela política de ordenamento urbano implantada pela atual administração.

– Sustentei meus dois filhos com o meu trabalho como ambulante. Hoje, um é economista e o outro estuda Direito. Mas sempre foi muito incerta a minha situação. Agora, tenho um documento que me dá segurança de que posso trabalhar. Ninguém vai me tirar isso – comemorou uma das ambulantes beneficiadas, Cleia Fonseca Ferreira, que trabalha há quase 20 anos vendendo roupas em sua banca.

O documento de identificação dos ambulantes dispõe de QR Code, código de barras bidimensional de resposta rápida que permite não só à fiscalização, mas também à população acessar informações como o nome, o número de inscrição e as mercadorias que o ambulante está autorizado a comercializar. Além disso, por meio da tecnologia, também é possível verificar o local onde o ambulante pode atuar na cidade, respeitando o ordenamento urbano.

Também participaram do evento o secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Amendola, a inspetora da Guarda Municipal, Tatiana Mendes, e o representante da Secretaria Municipal de Fazenda, Carlos Guerra.

“Eu já enfrentei muitas situações tristes e difíceis para conseguir vender meus produtos. Ter esse documento comigo é a garantia que nada mais vai me impedir de ganhar meu dinheiro honestamente”, disse Geraldo Neves Lemos, ambulante há 25 anos e que atualmente trabalha na região da Central do Brasil.

Lançado em agosto de 2018 pelo prefeito, o Ambulante Legal tem o objetivo de organizar e facilitar a identificação dos ambulantes autorizados a trabalhar na cidade, propondo, inclusive, a implantação de políticas públicas de qualificação profissional aos trabalhadores.

Texto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro
Foto: Paulo Sérgio

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.