Republicano entregou certificados de conclusão do curso de construção civil para 40 detentos da Colônia Agrícola Major César Oliveira.
Publicado em 15/7/2015 - 00:00
Teresina (PI) – O secretário do Trabalho e Empreendedorismo do Piauí, Gessivaldo Isaías (PRB), entregou, na última terça-feira (14), certificados de conclusão do curso de construção civil para 40 detentos da Colônia Agrícola Major César Oliveira. O curso foi ofertado pelo Programa Estadual Qualifica Piauí por meio de uma parceria da Pasta com a Secretaria de Justiça (Sejus).
“Essa união possibilitou a oferta de oportunidades aos reclusos, que estão em conflitos com a lei, mas que são seres humanos e merecem uma segunda chance. Além da qualificação, 15 pessoas já sairão daqui empregadas. Uma construtora já fechou um acordo e os demais alunos serão cadastrados no Sine, o que facilitará na busca por trabalho”, destacou Gessivaldo Isaías.
Na ocasião, o secretário de Justiça Daniel Oliveira também ressaltou a importância da capacitação. “Tenho a certeza de que quem participou do curso está saindo com a cabeça melhor, mais centrado e determinado a levar um modo de vida digno e livre. Nas casas de detenção, podemos encontrar a liberdade por meio do trabalho e da educação que trará a tona o talento dos detentos. Quando há um estímulo, esses talentos surgem e se desenvolvem. O nosso maior objetivo é promover a inclusão e despertar o que cada um tem de melhor”, atentou.
Em nome dos alunos da Major César, o interno C. M, que em breve terá a sua liberdade permanente, agradeceu a chance de aprendizado e falou sobre os planos profissionais que já possui. “Agradeço a todos por essa oportunidade, que é uma forma de reeducar o preso e, apesar de difícil, é a única saída para nós que erramos e viemos parar atrás das grades. Nunca pensamos que poderíamos fazer um curso na prisão e, sem dúvidas, isso nos ajudará a seguir e conviver de forma igualitária com a sociedade”, disse.
Projeto
No Qualifica Piauí, os alunos contam uma estrutura para a realização de atividades práticas e teóricas que os proporcionam a chance de ingressar no mercado de trabalho, gerar a sua própria renda e aumentar a qualidade de vida. Durante a execução do curso na Colônia, os internos ergueram uma guarita, na qual os agentes farão a fiscalização diária. O próximo passo será a qualificação das mulheres da Penitenciária Feminina de Teresina nas áreas de Embelezamento e Corte e Costura.
Texto e foto: José Uchoa / Ascom Setre
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.