Senador do PRB foi recepcionado pela matriarca, dona Eva, de 108 anos
Publicado em 5/6/2018 - 00:00
18Búzios (RJ) – O senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) visitou, no sábado (2), o Quilombo da Rasa, em Armação dos Búzios, localizado na Região dos Lagos, área quilombola reconhecida em 2005 pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e pela Fundação Palmares.
No local, o senador conheceu os moradores descendentes de escravos que, por meio da resistência, mantêm vivas algumas tradições da cultura africana. A matriarca do quilombo, dona Eva Maria Oliveira, de 108 anos, é a moradora mais antiga. Neta de escravos, mãe de 12 filhos, com bisnetos e tataranetos, ela contou que vive feliz no local e que adora conversar e recordar a sua infância.
“No meu tempo, a gente brincava de ciranda, pulava a fogueira e dançava. Eu gosto muito de conversar, faço minha ginástica e costuro. Deus é muito bom para mim”, contou dona Eva ao senador Eduardo Lopes.
Reunido com os moradores, ele ouviu as reivindicações do grupo quilombola, entre elas o pedido de ajuda para a construção da sede da Associação Quilombola, onde serão realizadas ações sociais, cursos e outras importantes atividades.
Durante a visita, Lopes também conheceu um dos responsáveis pela emancipação do município de Búzios, Valdir Oliveira, filho caçula de dona Eva.
“Em primeiro lugar, foi um prazer conhecer a dona Eva, esta matriarca forte, saudável e lúcida, apesar da idade avançada. Hoje, tomei um banho de história, ouvimos os acontecimentos de pessoas que participaram da história do município, como o Valdir”, disse.
Quanto às solicitações, já acionei o meu gabinete e vamos analisar como poderemos atender a demanda da construção da sede da associação, a qual sugeri que se chame ‘Associação Quilombola Eva Maria’, em homenagem justa a esta mulher que doou sua vida em prol desta comunidade”, ressaltou o senador Eduardo Lopes.
Participaram da visita ao Quilombo da Rasa o presidente do PRB em Búzios, Alexandre Martins, os coordenadores políticos Monteiro de Jesus e Marcão, o assessor político Jair Santos, o produtor cultural, Pedro Cartola e alguns políticos da região.
Texto e fotos: Ascom – PRB Rio de Janeiro
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.