Assembleia Legislativa do Amazonas promoveu uma sessão especial em comemoração os 152 anos da Batalha Naval do Riachuelo
Publicado em 7/6/2017 - 00:00
Manaus (AM) – Por iniciativa do deputado estadual Carlos Alberto (PRB), a Assembleia Legislativa do Amazonas promoveu uma sessão especial, nesta terça-feira (6), em comemoração os 152 anos da Batalha Naval do Riachuelo. O objetivo foi homenagear a Marinha do Brasil durante a Guerra do Paraguai (1864-1870).
O republicano destacou que a cerimônia é uma comemoração muito importante para a história do país. “A batalha é uma extraordinária vitória para o Brasil. Ela é uma data magna. Nós devemos sempre comemorar e aplaudir a Marinha do Brasil. Hoje e sempre temos que reverenciar a bravura dos guerreiros que tiveram força, coragem e amor na Batalha do Riachuelo”, disse Carlos Alberto.
Durante a solenidade, o vice-almirante Luís Antônio Hecht recebeu uma placa de honra em homenagem a Batalha do Riachuelo das mãos do deputado Carlos Alberto.
Hecht agradeceu a homenagem na casa legislativa e destacou a importância da solenidade para o país. “Até hoje, essa data é muito importante para a Marinha do Brasil e para nosso povo. É uma data muito valorizada, pois na época estávamos em guerra. É uma batalha histórica para o país e mostrou a nossa força durante todas as adversidades”, explicou o vice-almirante.
A cerimônia teve participação do comandante do 9º Distrito Naval, vice-almirante da Marinha do Brasil Luís Antônio Hecht, do deputado Serafim Corrêa, que presidiu a sessão, do comandante da Polícia Militar (PMAM) coronel David Brandão, do tenente-coronel Antônio Júnior Brandão, de autoridades do Exército Brasileiro, Aeronáutica, Associação Comercial do Amazonas (ACA), Federação de Industrias do Estado do Amazonas (Fieam), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e dentre outros convidados.
História
A Batalha Naval do Riachuelo, ou simplesmente Batalha do Riachuelo, travou-se a 11 de junho de 1865 às margens do arroio Riachuelo, um afluente do rio Paraguai, na província de Corrientes, na Argentina. Essa é considerada pelos historiadores militares como uma das mais importantes batalhas da Guerra do Paraguai (1864-1870).
Texto e foto: Ascom – deputado estadual Carlos Alberto
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.