De autoria do vereador Rogério Santos, um dos projetos sugere a implantação de consultório popular e a vacinação itinerante para cães e gatos na capital
Publicado em 5/12/2019 - 00:00
Palmas (TO) – A Câmara Municipal de Palmas aprovou, esta semana, projetos de autoria do vereador Rogério Santos (Republicanos) em favor dos animais. Dentre eles, o que pede a instituição do Programa “Amemais”, nas escolas públicas e particulares da cidade. Medida visa ensinar as crianças e adolescentes a importância da guarda responsável e os direitos dos animais. A ação deve ser feita por meio de parceria entre o Poder Executivo e ONGs em defesa da causa.
Após a aprovação, Rogério Santos se reuniu com presidentes de ONGs e protetoras de animais para apresentar esse projeto e outros requerimentos aprovados em defesa da causa. Todas as propostas foram idealizadas por instituições e voluntários. Encontro contou com a presença do presidente do Centro de Controle de Zoonoses de Palmas, Auriman Cavalcanti.
No total, foram aprovados quatro requerimentos que pedem serviços públicos de saúde para gatos e cachorros, um deles, o de n° 1049/19, solicita a criação de um consultório municipal para cães e gatos, em parceria pública privada com universidades e clínicas veterinárias. O outro de n° 1050/19, pede a vacinação itinerante com distribuição de coleiras contra a Leishmaniose, doença mais conhecida como calazar.
Outro requerimento, também aprovado pela Casa de Leis, é o que pede a ampliação de castração dos animais. O pedido também solicita a equiparação da cirurgia entre machos e fêmeas.
Este ano, de janeiro até agosto, 960 cães foram diagnosticados com a doença. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde que examinou 4 978 animais no Centro de Controle de Zoonoses.
A doença não só afeta os animais, como também humanos e pode levar à morte. A transmissão é feita através do mosquito palha.
Texto e foto: Ascom – vereador Rogério Santos
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.