Câmara aprova projetos de Magnólia Rocha para mulheres e idosos

As propostas visam assegurar mais qualidade de vida para os idosos e tratamento de mães que consomem álcool durante a gravidez

Publicado em 29/4/2019 - 00:00 Atualizado em 9/7/2020 - 08:38

Boa Vista (RR) – A Câmara Municipal aprovou dois projetos de autoria da vereadora Dra. Magnólia Rocha (PRB) que pretendem assegurar mais qualidade de vida para crianças, mulheres e idosos. Uma das propostas prevê a criação de um selo de reconhecimento para as instituições e empresas, sejam elas públicas ou privadas, que têm compromisso com o bem-estar dos idosos.

O segundo projeto da parlamentar aprovado na Casa Legislativa é voltado ao combate e tratamento da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) e tem a finalidade de garantir o direito básico à saúde pública e de sensibilizar as mulheres sobre as graves consequências do uso de álcool durante a gravidez. Para tanto, o município ficará encarregado de dar orientações às gestantes durante o seu acompanhamento pré-natal nas unidades municipais de saúde.

“A criação do Selo Amigo do Idoso funcionará para estimular empresas e entidades privadas e associações da sociedade civil a adotar ações positivas para a pessoa idosa. A ação certificará anualmente as empresas de acordo com suas boas práticas voltadas para os idosos”, explicou a vereadora Magnólia.

Sobre o projeto que visa combater a Síndrome Alcoólica Fetal, a parlamentar afirma que a doença é considerada o transtorno mais crítico do espectro de desordens fetais alcoólicas e uma das doenças com maior comprometimento neuropsiquiátrico em bebês.

“O consumo de álcool durante a gravidez é um problema trágico de dependência química que pode danificar o cérebro, o coração e os rins, além de outros órgãos do bebê, causando, inclusive, deformações faciais, retardo mental, problemas de motricidade, aprendizagem, memória, fala, audição, além de outros problemas de relacionamento e de aproveitamento escolar. Não há uma quantidade mínima de bebida que garanta que o bebê não será afetado”, diz a vereadora que também é médica.

Texto e fotos: Ascom – vereadora Dra. Magnólia Rocha
Edição: Agência PRB Nacional

Reportar Erro
Send this to a friend