Tarcísio de Freitas inicia agendas internacionais para apresentar oferta de ações da Sabesp

Nos EUA e Europa, governador divulga avanços nos projetos estaduais de desestatização, concessões e parcerias

Publicado em 25/6/2024 - 11:08

Nova Iorque (EUA) – O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), iniciou nesta segunda (24), a terceira missão internacional do ano, que também inclui agendas na Europa. Liderada pelo chefe estadual, a comitiva paulista realizará uma série de encontros com líderes de grupos privados e fundos globais de investimentos para apresentar o modelo da oferta pública de ações da Sabesp e as próximas etapas do processo de desestatização.

A oferta pública é dividida em duas etapas e vai até a próxima sexta-feira (28) para selecionar os investidores de referência, que apresentarão propostas de preço por 15% da companhia. “Vamos nos encontrar com executivos e investidores internacionais e detalhar a operação de desestatização da Sabesp. Há interesse global por investimentos em ativos de saneamento e infraestrutura, principalmente os de longo prazo”, disse o governador.

Para ele, todo o processo vai permitir a ampliação e a antecipação de investimentos no setor. “Tudo tem sido feito com muita responsabilidade e transparência. A desestatização vai levar saneamento para todos, mais rápido, melhor e mais barato. Esta é uma das missões mais importantes deste ano”, enfatizou.

Agendas em Nova Iorque e Boston

Ontem, o governador abriu a agenda em Nova York (EUA) com uma série de encontros com executivos e representantes de empresas e fundos de investimentos. Ao longo dos próximos dias, a comitiva também terá encontros com investidores em Boston, capital do estado norte-americano de Massachusetts. Durante as reuniões, a comitiva paulista destacou os benefícios da desestatização para a população de São Paulo. “Nosso objetivo é mostrar a importância deste projeto para a atração de capital e a melhoria da vida das pessoas. Queremos construir o legado da universalização do saneamento, aumentando a disponibilidade hídrica e levando mais saúde para todos”, afirmou.

Portugal

Depois, Tarcísio de Freitas vai a Portugal para apresentar oportunidades de investimentos no estado. Além da desestatização da Sabesp, o governador detalhará todo o portfólio do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) a grupos privados internacionais em Lisboa.

Atualmente, são 24 projetos qualificados em quatro eixos estruturais – água e energia, mobilidade, rodovias e social. A expectativa da gestão estadual é promover mais 44 leilões até o final de 2026, mobilizando grupos globais interessados em investir em ativos estaduais.

Ainda em terras lusas, Tarcísio se juntará a outras autoridades brasileiras para participar do 12º Fórum Jurídico de Lisboa. O evento começa na próxima quarta-feira (26) e termina na sexta (28), com debates e palestras que contarão com a participação de ministros do Supremo Tribunal Federal; o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL); e o presidente Nacional do Republicanos e vice-presidente da Câmara, o deputado federal Marcos Pereira (Republicanos-SP).

Rodada Europeia

Em seguida, o grupo paulista desembarca no Reino Unido no dia 1º de julho para uma nova rodada europeia de detalhamento da operação da Sabesp. Em Londres (ING), Tarcísio de Freitas apresentará oportunidades para investimentos verdes, saneamento e infraestrutura. O restante da comitiva permanecerá na Europa até o dia 5 para mais reuniões na Inglaterra e na Suíça.

No retorno ao Brasil, o governador também terá encontros com empresários em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Oferta pública de ações

A oferta pública de ações da Sabesp será conduzida pelos bancos coordenadores BTG Pactual, Bank of America, Citi, UBS e Itaú BBA. A venda de ações será dividida em dois grupos: o primeiro, de 15% dos papéis da Sabesp, será destinado ao investidor de referência. Já o segundo lote, com cerca de 17% das ações, será aberto a todo o mercado, inclusive pessoas físicas, jurídicas e funcionários da companhia. Não haverá oferta primária, o que significa que apenas ações que hoje são do Governo de São Paulo serão ofertadas.

Texto: Com informações do Governo do Estado de SP
Foto: Flickr Governo do Estado de SP

Reportar Erro
Send this to a friend