RepubliCast está de volta com segunda temporada e recebe Renata Sene

Presidente da FRB falou sobre a nova jornada, desafios e os próximos projetos da fundação para o ano que vem

Publicado em 13/11/2025 - 20:30 Atualizado em 18/11/2025 - 14:28

Brasília (DF) – Foi ao ar nesta quinta (13), o episódio número 10 do RepubliCast, o podcast oficial do Republicanos, o primeiro em 2025. O programa recebeu a presidente da Fundação Republicana Brasileira, Renata Sene (Republicanos), como tema “COP30, ONU e você: como a FRB forma líderes e amplia vozes”, abrangendo o trabalho desenvolvido pela fundação, os desafios e as novidades para 2026. Transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do Republicanos, a entrevista foi mediada pela jornalista e coordenadora da Agência Republicana de Comunicação (ARCO), Helen Assumpção, conta o apoio da FRB.

No começo da conversa, Renata Sene contou como foi o convite feito pelo presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP), para assumir a presidência da fundação. “Tem sido um presente extraordinário. Passados 8 anos à frente da Prefeitura de Francisco Morato, o presidente Marcos Pereira me chama e e faz o convite pra eu ser presidente da Fundação Republicana Brasileira. Eu conheci a fundação como prefeita, até porque, eu usei os serviços da fundação quando precisei, e fui bem atendida. Mas quando você entra e mergulha, você quer conhecer profundamente até pra começar esse trabalho, eu vi a grandeza que é a Fundação Republicana Brasileira”, explanou.

Ela também falou sobre como foi o início da nova empreitada e o desafio de tornar a FRB mundialmente conhecida pelo trabalho feito. “Os primeiros meses foram para conhecer o time, conhecer a casa, pra ser um ponto de apoio. Conversei um por um e entendi as habilidades de cada um e a partir dessa percepção, eu disse pra eles que a fundação vai ser reconhecida internacionalmente. No mês seguinte, estávamos na ONU. Somos a única fundação da América Latina que tem uma faculdade, que tem cursos de graduação extremamente voltados para vocação pública”, disse.

Sene também lembrou sobre a parceria firmada junto à Universidade de Lisboa, Portugal, para o intercâmbio acadêmico e no fortalecimento da pesquisa e da inovação. “uma parceria internacional. Alunos nossos podem fazer essa formação com a certificação de uma das universidades mais tradicionais do mundo”, lembrou.

Cursos

A presidente da FRB ainda falou sobre a gama de cursos ofertada pela Faculdade Republicana. O Republicanos é o único partido a contar com uma instituição de ensino superior com registro no Ministério da Educação. “Sustentabilidade Ambiental e governança, Economia social, acessibilidade, Assessoria parlamentar, Direito Tributário municipalista, Processo Legislativo, Administração Pública e Gestão de Pessoas. É uma faculdade que prepara as pessoas para esse cenário no mundo, quais as habilidades que desejam e entende. É um espaço de poder sim, mas de mobilização, de pensar a sociedade de uma forma diferente. Nós preparamos nossos quadros para isso”, disse.

Para se inscrever nos cursos da Faculdade Republicana, basta acessar o Instagram @frbnacional e clicar no link da bio que leva direto para o cadastro. Os cursos livres são totalmente gratuitos e você não precisa ser filiado para participar.

CIM

Renata Sene também falou sobre o novo Centro de Inovação Municipal (CIM), antigo CAM,  iniciativa da FRB que fortalece a gestão dos municípios com eficiência, sustentabilidade e suporte estratégico. “O que era apoio virou inovação. Estamos vivendo uma era muito rápida, a gestão pública vai ser transformada, a inteligência artificial vai falar com esse gestor e a nossa fundação percebeu a necessidade de fazer inovações, capacitando esses atores que atuam diretamente na capacidade in loco. Nós antecipamos para o gestor o que há de mais moderno nesse país”, explicou.

COP30

Renata Sene também falou sobre a participação da FRB na COP 30, realizada em Belém (PA). “Quando a Fundação se posiciona em favor do Brasil e do mundo, você ganha mesas, você ganha falas, você ganha visibilidade. E a ONU, é uma mesa de alto nível. E isso chamou a atenção. Hoje, a fundação tem uma proposta para impactar o Brasil, que tem a ver com a COP e que tem a ver com sustentabilidade, de proteção às pessoas, que somada a essa envergadura, de propriedade, esse documento é uma proposta para o país. Isso é inédito”.

Por fim, Renata Sene falou das novidades que a FRB em 2026. Tô muito feliz de conhecer pessoas, habilidades, locais diferentes. “Vem projetos novos que vamos anunciar e dizer que há muitos saberes que podem ser divididos e a fundação é esse local” finalizou.

Para ver e rever todos os episódios da primeira temporada do RepubliCast, acesse a playlist do canal do Republicanos no YouTube: CLIQUE AQUI. Se inscreva e tenha acesso a esse e outros conteúdos do único partido 10 do Brasil.

Você também pode acompanhar todos os programas pelo Spotify.

Texto: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)
Fotos: cedidas

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend